Ticket Médio
Quem é empreendedor já sabe que é fundamental estar atento às métricas e a mensuração de resultados com indicadores de desempenho, mais conhecidos como KPIs. E entre os KPIs, está o ticket médio, que é muito usado para análise da saúde financeira de qualquer empresa. Além disso, o ticket médio é muito importante para ajudar a avaliar o perfil e as preferências de consumo dos clientes. Inclusive saber quais são os gastos e como criar estratégias específicas para cada público. Para saber mais sobre o conceito e como aplicar e calcular o ticket médio em sua empresa, confira o artigo a seguir!
O ticket médio é um indicador de performance de vendas, ou seja, ele representa qual foi o valor médio gasto pelos seus clientes em pedidos de serviços ou produtos. Assim, quanto maior o ticket médio, mais as pessoas estão dispostas a gastar em seu empreendimento. Também é muito importante para mostrar o comportamento do cliente com a empresa, e medir satisfação e retorno. Dessa forma, não é preciso sempre buscar novos consumidores e sim, fidelizar os que já existem.
- Por que é importante analisar o ticket médio?
Essa é uma das métricas mais importantes de um empreendimento, principalmente pela grande quantidade de informações que se é conseguida para inúmeras ações, sejam elas sobre ticket médio de vendas, jornada do consumidor ou melhoria nos resultados.
Em caso de vendas de um determinado produto mais de uma vez para um cliente, é preciso entender qual foi o motivo para aplicar em outras vendas, e avaliar quais são os consumidores que mais contribuem para seu faturamento.
- Como é feito o cálculo?
Para começar, é preciso analisar os dados com base em um histórico de tempo, seja de forma sazonal ou mensal. Além disso, o ticket médio varia de acordo com o tamanho e mercado da empresa, precisando sempre levar em consideração todos esses pontos. Outro detalhe importante, é avaliar outras informações além desse KPI. Mantenha todo o controle financeiro organizado, e assim, esse passo será muito mais fácil de ser seguido.
Para calcular o ticket médio, saiba que é preciso ter o volume de vendas realizadas dentro de um período dividido por um número de clientes que fizeram as compras, conforme a seguir:
Ticket médio = valor total das vendas / número de clientes que compraram
- Dicas para aumentar o ticket médio!
Existem algumas boas práticas para se observar e colocar em prática para saber como aumentar o ticket médio e melhorar ainda mais as vendas. Confira abaixo as dicas:
1. Estude a possibilidade de aumentar a gama de produtos/serviços oferecidos
Esse é um dos pontos que mais podem melhorar o ticket médio, afinal, quanto mais produtos e serviços você oferece, maior é a chance de o cliente comprar mais em sua empresa. Dessa forma, observe a jornada de compra do seu cliente e entenda quais são as suas preferências. Além disso, vale fazer algumas pesquisas e até mesmo enquetes nas redes sociais, para entender o que ele sente falta em sua empresa e o que gostaria que fosse ofertado.
2. Possua um CRM
Fundamental para entender a jornada do cliente. Desde o dia do primeiro contato, negociações e todo o processo de relacionamento com o seu público. Ter um CRM como aliado, é uma das melhores estratégias para o sucesso de vendas do seu negócio.
3. Tecnologia ao seu favor
Já imaginou realizar um planejamento estratégico sem ter auxílio de dados concretos sobre o seu negócio? Difícil né? A cada dia que passa fica mais nítido a importância de se possuir um SGE que seja completo, com módulos que atendam todos os setores de seu negócio. Se você unir um bom planejamento, estratégias de marketing e tecnologia, certamente irá conseguir aumentar o seu ticket médio.
Um software de gestão vai otimizar e automatizar processos, facilitar o seu dia a dia e deixar a sua empresa muito mais organizada em todos os quesitos. Quer saber mais? Converse com a gente!