Relatórios Gerenciais

Os relatórios gerenciais funcionam como bússolas que guiam o empreendedor.

Eles reúnem todas as informações necessárias para mostrar o que deve ser corrigido, reforçado ou alterado nas diferentes áreas, processos e atividades da empresa.

Por isso, todo gestor que busca o crescimento do negócio precisa tomar decisões com base nesses documentos, para alcançar os melhores resultados.

 

- O que são relatórios gerenciais?

São documentos que reúnem dados, informações e análises sobre áreas estratégicas, projetos e ações da empresa, servindo como base para uma gestão mais qualificada. Eles podem ser contábeis, financeiros, de produtividade, de vendas, de controle de estoque, etc.

Sua função é mostrar o panorama geral do negócio e fornecer informações valiosas para a tomada decisão, para que o empreendedor possa conduzir ações assertivas, melhorar os processos e conseguir resultados cada vez melhores. Afinal, os dados apresentados no documento vão guiar as ações da gestão e definir o caminho que a empresa deve seguir, ou seja: não há espaço para erros e inconsistências.

Por isso, a tendência atual nas empresas é utilizar sistemas de relatórios, que permitem automatizar a produção dos documentos e torná-los mais seguros e práticos, em vez de recorrer às antigas planilhas preenchidas manualmente.

 

- Tipos de relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais podem reportar dados sobre qualquer área, projeto, ação ou processo do negócio, desde que sejam importantes para a definição de estratégias.

 

Conheça alguns dos tipos utilizados:

 

1. Faturamento por cliente: organiza as distribuições do faturamento por cliente, para conhecer a contribuição de cada um para as finanças da empresa.

 

2. Relatório de clientes: permite conhecer os clientes e suas informações pessoais para oferecer soluções mais adequadas e personalizadas.

 

3. Produtos e serviços mais vendidos: auxilia no controle dos produtos e serviços mais vendidos da empresa, orientando seu desenvolvimento e permitindo a organização da disponibilidade.

 

4. Inadimplência: mostra os recebimentos pendentes para controle de inadimplência.

 

5. Relatório de lançamentos no caixa: oferece uma visão dos valores atualizados de entrada e saída do caixa da empresa para o controle financeiro.

 

6. Vendas por cliente: possibilita conhecer melhor o comportamento de compra de cada cliente, para saber o que oferecer e o que é da preferência de cada um deles, além de organizar as informações mais importantes sobre as vendas.

 

- Motivos para usar relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais são grandes aliados na gestão de uma empresa, pois oferecem uma visão completa do andamento do negócio.

A seguir, alguns motivos para usar esses documentos na sua empresa:

1. Embasam a definição de estratégias.

Toda empresa precisa de um planejamento estratégico bem definido e metas claras para alcançar o sucesso. No caso, os relatórios gerenciais permitem conhecer o presente da empresa para planejar seu futuro, mostrando qual a direção certa a seguir a partir de um diagnóstico real.

Se a estratégia começa com um relatório confiável, suas chances de trazer bons resultados são muito maiores.

 

- Instituem as decisões baseadas em dados

Na era digital, o processo de tomada de decisão deve ser orientado por dados, e não mais pela experimentação ou “intuição” do gestor.

Por isso, os relatórios gerenciais são essenciais para oferecer uma base sólida e dados concretos, evitando que o futuro do negócio seja decidido por achismos. Dessa forma, você consegue agilizar os processos da empresa e aderir à gestão inteligente, mantendo a empresa competitiva.

- Oferecem informações atualizadas

De modo geral, os relatórios estão ligados a ferramentas de gestão que facilitam a consulta e garantem dados sempre atualizados no sistema.

Assim, você não precisa se preocupar em buscar e conferir informações individualmente, tendo um compilado com os últimos dados disponíveis sempre à mão.

 

- Disponibilizam os dados de maneira estruturada

Os relatórios gerenciais também são pensados para facilitar a visualização e entendimento, levando em conta a rotina dinâmica das empresas.

Eles são produzidos com gráficos, tabelas e planilhas com apelo visual e organização intuitiva das informações, para uma leitura rápida e precisa.

 

- Permitem a criação de um histórico

Quando os relatórios são produzidos com regularidade, você consegue manter um histórico de desempenho de todas as áreas da empresa.

Assim, fica mais fácil acompanhar o progresso em cada departamento, prever tendências e definir prioridades na sua gestão.

 

- Como elaborar relatórios gerenciais

A elaboração de relatórios gerenciais é um processo que requer cuidados e precisão nas técnicas utilizadas, já que qualquer erro pode prejudicar a formulação das estratégias.

Basta pensar que a mínima inconsistência nos dados, como um erro de digitação ou desencontro de informações, pode gerar um efeito cascata.

Por exemplo, se você está produzindo um relatório de estoque e acaba colocando um zero a mais na quantidade atual de um item, pode ter problemas com a disponibilidade do produto.

Por isso, é preciso garantir que profissionais qualificados façam a coleta, análise e organização dos dados, além de utilizar as ferramentas adequadas e padrões estabelecidos pela gestão.

Empresas que desejam relatórios confiáveis, devem contar com um SGE como aliado de seu negócio.

Assim, se diminui a chance de erros, possibilitando a produção de relatórios gerenciais mais concisos, claros e completos. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas.