Relatório financeiro – O seu (grande) aliado

Que o relatório financeiro é uma ferramenta essencial para os gestores acompanharem os resultados e o progresso econômico de sua empresa, todo mundo sabe. Mas este documento também fornece muitos dados que auxiliam no processo de tomada de decisão da organização. Quando citamos a alta quantidade de dados que um relatório financeiro possui, entendemos que a maioria dos empreendimentos têm diversos compromissos financeiros, os quais não podem ser adiados e muito menos esquecidos. Para elaborar-se um relatório financeiro é necessário levar em consideração contas como despesas, impostos, receitas, custos, dívidas, entre outros. Citamos algumas de suas modalidades: fluxo de caixa, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), balanço patrimonial, contas a pagar e a receber, relatório de vendas mensal ou de outro período. Com o levantamento destas informações, é possível que o responsável saiba como agir, aonde investir mais, como também aonde cortar custos, reconhecer setores com deficiências, entre outros. A utilização dos relatórios entrega informações completas sobre as finanças, sendo assim possível, aprimorar o controle orçamentário, auxiliar com que o processo de tomada de decisões seja mais assertivo, monitorar todo o desempenho financeiro de cada setor. Ok, após expormos um pouco sobre a importância do relatório financeiro, agora segue algumas dicas de como otimizá-lo.

1. Centralize e padronize todas as informações. Dívida em categorias e as centralize num único local, isso tornará a sua pesquisa por dados mais rápida e fácil.

2. Utilize um software de gestão. Atualmente, possuir um sistema personalizado, é essencial para a organização. Automatizar tarefas diárias, entre elas a elaboração do relatório financeiro, que inclui várias atividades burocráticas. Muitas vezes, tais atividades são difíceis de realizar de forma manual, pois além de alta demanda de tempo, o processo manual está suscetível a erros. Possuir um software dará agilidade ao setor financeiro, com todos os dados centralizados, precisos e transparentes.

3. Invista na capacitação do setor financeiro. Forneça treinamentos, cursos profissionalizantes, atualizações de leis e impostos, entre outros. Além de valorizar o colaborador, melhorando a sua produtividade, a empresa que investe em capacitação aumenta a retenção de talentos.

4. Sobre a importância de um sistema financeiro para a empresa. Quem busca se desenvolver e aumentar gradativamente os seus resultados, precisa ter no setor financeiro um software de gestão. Ele garante todos os benefícios citados anteriormente e permite que a empresa tenha um completo relatório financeiro, aliado a tomadas de decisão. O SGE da Insoft conta com soluções de gestão financeira completa e personalizada. Com o nosso software é possível fazer desde o planejamento orçamentário, controle de entradas e saídas, até a conciliação bancária da empresa, tudo em tempo real e com a máxima transparência. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar a sua empresa.