Quais os diferenciais de um ERP para pequenas empresas?

O sistema ERP para pequenas empresas promove a automatização de processos na companhia, o que traz mais agilidade e eficiência para as atividades administrativas. A seguir, veja os principais motivos para investir nessa tecnologia.

 

1. Mais versatilidade

Trata-se de um sistema versátil, que pode ser utilizado por empresas de diversos segmentos que precisam organizar suas atividades em setores como: Recursos Humanos, contabilidade, fiscal, estoque e entre outros.

 

2. Visão mais ampla e estratégica

Ao unificar as informações do negócio em um único sistema ERP para pequenas empresas, é possível ter uma visão mais ampla do andamento de cada atividade. Com isso, o gestor tem mais controle sobre os processos e está sempre atualizado sobre o que está acontecendo com o negócio.

Além disso, ao obter dados sobre o progresso das atividades, também é possível ter uma visão mais estratégica sobre o que precisa ser aprimorado e o que está indo bem na empresa.

 

3. Redução de custos

Com um software ERP, você conta com relatórios completos que possibilitam analisar profundamente todas as movimentações financeiras da sua empresa. Trata-se de uma importante ferramenta para tomar melhores decisões na hora de remanejar custos ou cortar alguns gastos e até abrir caminho para novos investimentos mais rentáveis.

Outro ponto é a melhor análise das suas equipes. Com um ERP, você pode identificar pontos de melhoria nas tarefas diárias de cada profissional, além de transformá-los em colaboradores mais estratégicos com a automação de tarefas, ao eliminar o tempo perdido com processos manuais.

 

4. Organização fiscal

A legislação brasileira pode ser confusa, principalmente quando o gestor precisa lidar com os impostos por conta própria. Por isso, contar com um sistema de ERP para pequenas empresas que ajuda na organização das obrigações fiscais do negócio pode facilitar muito esse processo.

A tecnologia permite manter um controle sobre os impostos que precisam ser pagos, evitando que atrasem e gerem multas.

 

5. Redução de erros

Quando a gestão da empresa é feita de forma manual, por meio de planilhas, a ocorrência de erros — principalmente de digitação — pode ser frequente. Já com um software de gestão, esses erros são minimizados, uma vez que os processos passam a ser automatizados e não dependem exclusivamente da interferência humana.

 

6. Retorno sobre investimento

Muitas opções de sistemas de gestão ERP para pequenas empresas não exigem um grande investimento para serem implementadas. Por isso, elas são ideais para pequenas empresas que visam modernizar e organizar suas operações.

Logo após sua implementação, o software proporciona mais eficiência e produtividade, já que permite um fácil acesso às informações da empresa e evita burocracias para que o setor de contabilidade acesse esses dados.

 

7. Mais controle de estoque

Mesmo em pequenos negócios, é essencial ter uma boa gestão de estoque para evitar falta de mercadorias ou que itens fiquem parados por muito tempo. Esse tipo de situação pode gerar perdas financeiras para a empresa ou até desperdícios de itens, como no caso de produtos perecíveis.

O sistema ERP para pequenas empresas facilita a organização, já que possibilita registrar os itens que entram e saem do estoque. Assim, você sempre visualiza quais produtos precisam ser repostos, além de fazer uma análise sobre os itens mais e menos vendidos.

 

8. Aumento da produtividade

Um ERP para pequenos negócios ajuda muito na produtividade. Imagine uma lanchonete pequena que precisa cuidar do estoque, do volume de vendas, do pagamento do funcionário, fluxo de caixa e diversas outras atividades. Se o proprietário tiver uma ferramenta ERP de gestão, vai realizar essas operações de forma muito mais rápida e descomplicada.

 

9. Escalabilidade

Seu negócio vai ter mais escalabilidade usando um sistema ERP para pequenas empresas. Com os processos automatizados, o empreendedor terá mais tempo para se dedicar a funções estratégicas para alavancar o desempenho da empresa. Ainda terá uma maior dedicação às necessidades de seus clientes, com baixo custo para agregar valor ao seu negócio. Além disso, garantirá mais tempo para focar na excelência do atendimento, com treinamentos da equipe e foco na qualidade do seu produto. Desse modo, ao não gastar tempo com atividades repetitivas e demoradas, as chances de expandir seus negócios e ter mais lucratividade são bem maiores.