O que é CRM?
O que é CRM?
CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. O conceito de CRM resumidamente se dá em um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focado no cliente.
Uma das principais dificuldades para uma empresa é administrar a sua carteira de clientes. Às vezes, perde-se mais tempo tentando organizar todas as informações do processo de vendas do que fazendo o que mais importa para qualquer negócio: conquistar mais clientes!
Para que serve o CRM?
O CRM permite guardar todos os dados de clientes atuais e potenciais, facilitando o registro das atividades e ajuda a construir um histórico do cliente que contenha dados pessoais, dados relativos às compras, comunicação, situação financeira, entre outras informações, permitindo assim a análise do trabalho realizado e o desenvolvimento de novas estratégias.
Acessibilidade – Imagine que seu vendedor está indo para o trabalho e um cliente novo faça contato com ele. O que ele faz? Em uma situação como essa, ter um aplicativo do CRM no smartphone do vendedor pode ajudar. Por isso, é importante que um CRM seja acessível e compatível com dispositivos móveis.
Boa usabilidade – Um sistema de CRM deve ser fácil de mexer, não é mesmo? O programa precisa ser intuitivo, simples e fácil. Isso inclui, por exemplo, permitir que as informações que serão registradas estejam de acordo com a necessidade da empresa.
Permitir a automação de processos – O envio de e-mails, geração de listas para fazer ligações, direcionamento do cliente para o setor correto, são atividades que fazem parte do dia a dia de um vendedor. A função de um sistema de CRM é facilitar a rotina de trabalho dos colaboradores da sua empresa.
Possibilitar o controle de oportunidades – É interessante ter um fluxo de trabalho no qual, cada etapa siga uma hierarquia e um conjunto pré-estabelecido de regras. Assim, fica mais fácil a comunicação entre os colaboradores e os departamentos da empresa. Outro ponto importante para um CRM eficiente, é ter fácil criação de painéis que mostram as métricas e indicadores necessários para alcançar os objetivos da empresa.
Conselho final
O sistema de CRM funciona como o cérebro do seu negócio e, sem esse órgão vital, nada funciona. Logo, invista na saúde dele!