MRP

MRP - Manufacturing Resource Planning (ou Planejamento de Recursos de Produção) auxilia a manter o controle efetivo de todas as áreas do negócio, além de uma boa gestão de recursos.

O conceito surgiu na década de 1950, durante a retomada da indústria no período pós-guerra, com o intuito de definir e de organizar os processos de produção. Afinal, um dos maiores desafios do setor é lidar com a fabricação de produtos em larga escala, sem desperdícios ou exageros.

O MRP veio para auxiliar a gestão dos recursos a fim de atender às necessidades da produção industrial. O sistema originou, posteriormente, o ERP, utilizado para integrar os mais diversos setores do negócio.

A base do MRP envolve todas as etapas do planejamento de um produto, desde prazos e materiais até as quantidades necessárias em cada estágio de produção. De forma resumida, a partir das informações levantadas, o MRP reúne todos os componentes indispensáveis para tornar a produção possível. Calcula estoques, define compras e mantém a sustentabilidade industrial. Para isso, o sistema utiliza três dados:

- Demanda: quantidade do produto com base nas previsões de vendas por um determinado período;

- Lista de materiais: toda a matéria-prima necessária para atender à produção;

- Saldo de estoques: quantidade de estoque para suprir a demanda.

 

Tudo é feito de forma automatizada pelo software de gestão com o objetivo de não gerar nem excessos, nem escassez de matéria-prima. Dessa forma, o MRP contribui para a tomada de decisão de compra de estoque e para o ritmo de produção.

E são diversos benefícios, o primeiro vem com os desperdícios evitados, bem como estoques excessivos de matéria-prima. São duas conquistas de uma vez só: produção mais sustentável e com custos reduzidos. Há também a redução de tempo de processamento de dados. Depois que o gestor repassa todas as informações necessárias para o MRP, o processamento de dados ganha agilidade. Afinal, tudo ficará por conta do sistema e ao profissional caberá apenas a tomada de decisão. Com a automatização de todas as etapas do planejamento, o que poderia levar dias passa a ser feito em minutos. Todas as análises de compra e de estoque são feitas com base nos dados coletados, o que reduz a margem de erros.

Ao ter um controle do que precisa de reposição, sem deixar faltar ou exagerar, as despesas tornam-se mais conscientes. Afinal, graças ao MRP, você só vai comprar as quantias necessárias para a produção, evitando gastos desnecessários.

Por meio das informações de estoque, de produção e de planejamento do MRP, as decisões ganham embasamento. Desse modo, o tempo de resposta é rápido e eficiente, o que melhora a relação com fornecedores, passa credibilidade e facilita as negociações. Com o acompanhamento de todas as etapas da produção, o negócio torna-se mais estratégico. Assim, as equipes passam a preocupar-se menos com rotina, como o controle de material e de estoque, para assumir ações com foco nos resultados.

Ao implantar um bom software de gestão, o planejamento dá um passo à frente, com um melhor controle de todas as etapas. Desse modo, a produção tem um domínio maior sobre o estoque, além de reduzir o tempo com ações mais rápidas (compra de materiais e reposição) e os custos (sem excedentes). Conte com a Insoft para isso, entre em contato conosco e conheça todos os nossos recursos!