Inventário de Estoque

O inventário consiste em um registro de tudo o que o estoque contém, classificando os itens e determinando o valor de cada um deles.

Ele é importante para que a empresa tenha controle sobre os produtos do estoque, garantindo que o gestor saiba exatamente quais itens estão lá e em quais quantidades. Mantê-lo atualizado pode prevenir perda de produtos e falta de itens em estoque. 

Controlar os níveis do estoque para que nunca estejam muito altos ou muito baixos é o segredo para evitar esse tipo de prejuízo para a companhia. Por isso é tão importante entender o que é inventário de estoque e como fazê-lo de forma adequada.

 

Quais os tipos de inventário existentes?

- Inventário de estoque rotativo

Neste tipo de inventário é preciso fazer a contagem constante dos itens estocados. Porém, para agilizar o processo, os produtos são divididos em categorias para evitar que a equipe tenha que contar todos de uma vez. Esse modelo de inventário permite que os números estejam sempre atualizados.

- Inventário anual

Realizado uma vez ao ano, esse tipo de inventário é um dos mais utilizados nas companhias. Porém, pode não ser o mais eficaz. Isso porque exige muito tempo na contagem e pode fazer com que a empresa feche por um determinado período até ser finalizado.

 

- Inventário periódico

Por fim, o inventário periódico é feito por companhias que passam por mudanças sazonais de estoque. Ou seja, possuem volumes diferentes de produtos estocados conforme a época do ano, fazendo com que a contagem de estoque seja feita de acordo com esses períodos.

Como fazer o inventário de estoque de forma eficaz?

Manter o controle sobre o estoque não é tarefa fácil, mas contar com um inventário bem feito pode ajudar muito. Por isso listamos algumas dicas a seguir:

 

1. Categorização

Para tornar o processo mais fácil, o ideal é primeiro categorizar os itens, seja de acordo com sua finalidade ou outro critério que se julgue mais apropriado. Essa categorização tornará a contagem mais prática, além de ajudar a organizar melhor a disposição dos produtos no estoque.

2. Mapear o espaço

Outra dica importante é mapear o espaço físico do estoque para facilitar a sua gestão e a localização dos itens. Uma vez que a categorização for feita, o processo de mapeamento e organização também será mais eficiente. Depois disso, basta identificar os espaços conforme a localização dos itens.

3. Estabelecer um método de contagem

Geralmente a contagem do estoque é feita por mais de uma pessoa. Sendo assim, para evitar confusão, pode-se estabelecer um único método. Porém, é preciso ter em mente que todos os itens devem ser contados um a um para evitar que os números finais estejam errados.

 

4. Tecnologia

Para tornar o inventário ainda mais preciso, deve-se contar com o auxílio da tecnologia. Ao registrar os itens em um sistema de gestão integrado, por exemplo, o gestor passa a ter mais controle sobre a entrada e saída de produtos, e pode manter os números do inventário atualizados de forma mais eficiente.

Como um sistema de gestão de estoque pode ajudar?

O inventário é apenas um dos processos que visa manter o controle de estoque. Para tornar esse processo ainda mais eficiente, a empresa precisa contar com um bom sistema de gestão. Afinal, essa tecnologia automatiza o controle de entrada e saída de itens, evita erros que podem gerar números equivocados dos níveis de estoque e aumenta a produtividade de todos os setores da empresa. 

Além disso, um sistema de gestão eficiente ainda permite que você planeje as compras de forma estratégica, e assim, evite a falta ou o excesso de itens estocados. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas!