Indústria - Quando implantar um ERP?

Antes de mais nada, você precisa saber que o ERP é uma excelente maneira de controlar processos, compartilhar informações entre departamentos de forma automatizada e gerar informações gerenciais sobre a empresa.

Ao implementar esta ferramenta, é possível garantir mais eficiência e organização nas operações, a fim de otimizar processos e ter resultados escaláveis.

 

Diferente dos ERP’s genéricos, o ERP da Insoft possui ferramentas específicas para gestão do chão de fábrica, pois o processo fabril costuma ser dinâmico, podendo ter muitas etapas, triangulação, terceirização de parte da produção e principalmente mudanças de prioridade por parte dos clientes.

Além de ser um software capaz de planejar e replanejar a produção para que não gere gargalo e/ou atraso na entrega, o ERP da Insoft dispensa o uso de planilhas e papéis que se acumulam em cada setor e comprometem a gestão operacional global, a tomada de decisões, além da velocidade e confiabilidade das informações que são transmitidas sem padronização.

 

Com o ERP é possível segmentar todas as informações necessárias para que elas fiquem reunidas em apenas um sistema, de forma precisa e confiável, podendo ser acessadas por todos os profissionais envolvidos.

Isso significa que cada movimentação feita pela empresa é registrada com facilidade, simplificando o controle e criando uma base de informações gerenciais de todo o processo.

 

- Os benefícios do ERP para a indústria

 

1. Aumento da eficiência na produção

Além dos módulos de vendas, estoque, compras, financeiro e fiscal, a implementação do ERP para indústria auxilia no controle e planejamento da produção, podendo definir prioridades, identificar gargalos existentes e oportunidades de aumento da produtividade em todas as etapas do processo.

 

2. Dados mais confiáveis

Ao utilizar o ERP, as planilhas, tabelas e ferramentas avulsas que exigem intervenção manual das informações podem ser deixadas de lado. Um ERP reúne e digitaliza processos de todos os departamentos de maneira automatizada, tornando possível estabelecer metas, avaliar indicadores e ter uma visão clara de todo o negócio através de relatórios que permitem, a partir disso, tomar decisões estratégicas, implantar planos de melhoria, avaliar o desempenho das equipes, analisar a necessidade de comprar novas máquinas, entre outros.

 

3. Maior controle do estoque

Você sabia que uma gestão de estoque eficiente permite o controle exato das entradas e saídas, além da rastreabilidade dos itens armazenados? Isso facilita o planejamento de reposição e a compra dos itens com antecedência, com a missão de evitar atrasos e prejuízos.

 

4. Eficiência no controle de recursos

Uma solução focada no segmento fabril melhora a gestão de recursos, pois controla a logística de armazenamento, monitora todos os lotes e validades dos insumos, acompanha a sazonalidade das vendas e gerencia os fornecedores e clientes de cada produto e serviço.

A partir desses parâmetros, fornecidos por um ERP para indústria, é possível trabalhar com estoques mínimos, sem desperdícios, prejuízos ou perdas de qualidade.

 

5. Integração de departamentos

Para que toda a operação funcione perfeitamente, sem qualquer erro, é fundamental que toda a equipe esteja integrada.

Ao implementar um ERP em sua empresa, é possível tornar essa integração plena, eficiente e descomplicada, a fim de facilitar a comunicação entre departamentos.

 

- Quando implementar um sistema ERP industrial?

 

Se você está em dúvida em relação ao momento ideal para implementar um sistema ERP, aqui estão alguns sinais de que a sua empresa precisa desse recurso imediatamente:

 

Não conhecer o fluxo de caixa atual;

Aumento do índice de erros em vendas ou remessas;

Equipes/departamentos sobrecarregados;

Dificuldade para processar novos pedidos em tempo hábil;

Não saber com exatidão o custo dos itens produzidos;

Atrasos nos envios devido a problemas com o inventário;

Baixa confiabilidade das informações transmitidas;

Dependência de diversas pessoas para conseguir informações do cotidiano;

Falta de planejamento relacionado às compras, vendas, recebimentos e pagamentos;

Gargalo na operação devido ao excesso de tarefas;

Atrasos no prazo de entrega

 

Essas situações podem fragilizar as operações de uma empresa, resultando em dificuldade no crescimento e resultados abaixo do esperado. Desse modo, a implementação de um ERP pode ser a solução que você tanto procurava!

Entre em contato com a gente, podemos te ajudar!