Giro de Estoque

Giro de estoque é uma medida que mostra quanto tempo que uma empresa precisa para vender uma mercadoria de seu estoque e substituí-la. Ou seja: um alto giro de estoque significa um alto volume de vendas, já um baixo giro de estoque indica baixo volume de vendas.

O termo é também conhecido como “rotatividade de estoque”.

Assim, ao medir o giro de estoque, é possível entender como fazer pedidos mais precisos junto aos seus fornecedores em caso de reabastecimento ou atualização do estoque.

 

Qual é a importância do giro de estoque?

O giro de estoque tem importância vital em direcionar a estratégia da empresa, que a partir de seu resultado pode trabalhar em um planejamento de compras, definição de promoções e gestão de estoque de forma geral.

Desse modo, medir o giro de estoque pode ajudar a encontrar o equilíbrio certo entre os níveis de estoque e a demanda.

É algo que acontece com frequência, especialmente em micro e pequenas empresas: o acúmulo muito grande de estoque, que acaba ocupando um espaço valioso, e também, dinheiro parado.

 

Dicas de como otimizar a gestão do giro de estoque!

 

1. Aumente a rotatividade dos produtos

Se você identificou algum produto com baixo giro de estoque, é hora de repensar a forma que você o comercializa, procurando oportunidades de melhoria.

Seria na forma que você anuncia esse produto? Que tipo de consumidor teria interesse nele? Qual a melhor forma de exibir esse produto? Uma promoção seria uma boa ideia para reduzir rapidamente o estoque parado?

Procure desvendar esses pontos e com certeza você encontrará a solução para seu giro de estoque.

 

2. Categorize as mercadorias

Repense o seu estoque: ele não é apenas um complemento, ou mesmo um compartimento, da sua empresa. Pelo contrário, é uma parte vital do ecossistema corporativo que compõe seu negócio.

Categorizar mercadorias vai possibilitar um maior poder de análise sobre as flutuações de vendas, bem como vai fortalecer sua projeção de vendas e o entendimento sobre tendências.

Quanto mais segmentado for o estoque, mais dados você terá em mãos para entender a raiz de problemas de vendas que surgirem.

 

3. Considere as datas sazonais

Produtos perecíveis ou com o elemento da sazonalidade devem ser encarados diferentemente dentro da sua empresa.

Por isso, o giro de estoque dos mesmos deve sempre ser alto, de modo que nada seja desperdiçado.

 

4. Treine os colaboradores da equipe comercial

O treinamento é fundamental, visando uma melhoria na abordagem de vendas e consequentemente otimizando o giro de estoque.

É claro que um baixo giro de estoque não é culpa dos vendedores e demais colaboradores, mas eles fazem parte da solução desses problemas e devem ser capacitados para ajudar sua empresa.

Nesse ponto, vale ressaltar que não se trata apenas de treinamentos puramente comerciais.

Capacitações de gestão, bem como ferramentas que melhorem a comunicação entre setores, cumprem um papel essencial no aumento do giro de estoque.

 

5. Invista em automatização

Sabia que a automatização pode ser uma solução muito boa para melhorar o giro do estoque de sua empresa?

Com um sistema de vendas, você vai poder controlar totalmente o número de mercadorias em estoque, entendendo com total transparência quais estão em maior ou menor demanda.

Esse entendimento é crucial na hora de você ou o responsável pelo setor de compras planejar de forma assertiva o estoque. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente e conheça as facilidades da Insoft!