Gestão financeira e seus erros comuns

Ao mesmo tempo em que a gestão financeira pode alavancar uma empresa, ela também pode arruinar quando realizada de forma incorreta.

A organização pode até possuir um bom planejamento, com excelentes estratégias e perceber que os resultados não foram o que esperavam. Mas como assim? Bem provável que se tenha cometido algum erro no processo e quanto antes o conseguir detectar, mais rápido se pode retomar ao caminho certo.

Hoje criamos uma breve seleção dos principais erros de gestão financeira que podem estar prejudicando muitos negócios.

 

1. Falta de um sistema de gerenciamento.

Seja pequeno ou grande, qualquer negócio deve possuir um sistema de gerenciamento, um software onde é possível reunir as principais informações da empresa. Se a gestão não faz o controle de entradas e saídas de forma organizada e precisa, pode acarretar sérios problemas de fluxo de caixa. Este foi apenas um exemplo entre tantos outros problemas quando a gestão não conta com um sistema.

 

2. Não possuir o controle sobre as operações.

Para uma boa gestão financeira é essencial saber com detalhes de todas as transações realizadas.

Além disso, todos os setores devem estar em constante comunicação. É necessário possuir o controle integral sobre tudo o que é feito dentro da empresa.

 

3. Não entender corretamente se a empresa possui lucro ou prejuízo.

Muitos empresários erram ao avaliar o lucro da empresa apenas levando em conta suas receitas e despesas. Porém, existem diversos outros fatores envolvidos neste momento.

Não só as receitas e despesas devem ser consideradas, como também o volume de vendas, os custos de manutenção da empresa, os impostos, etc.

Só assim é possível verificar se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

 

4. Não realizar fluxo de caixa.

Toda gestão financeira passa obrigatoriamente pelo controle de fluxo de caixa.

Porém, ainda acontece de algumas empresas focarem apenas em conferir o extrato bancário e atualizar algumas planilhas, e isso é um grande erro.

É importantíssimo olhar para a frente, em especial, saber em detalhes quais as despesas futuras. E através de um bom controle do fluxo de caixa isso é possível.

 

5. Falta de controle de estoque.

Alguns empresários acreditam que o estoque não tem nenhuma relação com uma boa gestão, claro que estão completamente enganados. O estoque representa dinheiro parado e quando em excesso, significa mais dinheiro parado. Ao mesmo tempo, quando o estoque é pouco, se corre o risco de perder uma venda, o que compromete a gestão financeira. Por isso, deve-se manter o estoque em equilíbrio, para que não seja nem em excesso e nem pouco demais.

 

6. Não reinvestir.

É muito comum empresas ficarem preocupadas apenas com quanto irão lucrar, mas se não souberem como administrar esse lucro, isso acaba impactando a gestão financeira. É vital em qualquer tipo de negócio buscar formas de reinvestir o lucro e aplicá-lo da melhor maneira.

 

7. Não possuir objetivos claros.

Esse é um dos erros que podem prejudicar muito as empresas, que é não traçar metas a curto, médio e longo prazo.

É necessário se definir objetivos a serem alcançados e estruturar um planejamento, e a partir desse plano, pensar em quais estratégias aplicar para chegar aos objetivos já estruturados.

 

8. Não se planejar para eventuais despesas.

Existem alguns gastos imprevisíveis, por exemplo, uma rescisão trabalhista ou o conserto de um equipamento. É fundamental se planejar financeiramente para esse tipo de despesas, pois, podem comprometer a gestão financeira do negócio. Deve-se trabalhar com uma reserva para evitar surpresas no orçamento empresarial.

 

9. Misturar finanças pessoais com finanças da empresa.

Erro bem frequente, principalmente em pequenos negócios ou em empresas familiares.

Quando essas finanças não são separadas, é bem provável que no final do mês seja impossível saber se a empresa deu lucro ou prejuízo.

 

10. Falta de ferramentas para a gestão financeira.

O ideal é ter uma ferramenta específica para gerir as finanças, onde os dados sejam sempre atualizados, integrados com os setores existentes na organização e muito importante: de confiança.

Esses são alguns dos erros mais comuns na gestão financeira e que podem realmente estar prejudicando seu negócio.

Tenha um software de qualidade para controlar toda a gestão financeira de seu negócio. Conheça o SGE da Insoft! Entre em contato conosco que te explicamos mais sobre todos os recursos que vão simplificar a rotina de sua empresa.