Gestão do tempo – empreendedores
Ser proprietário e líder significa não parar, está sempre trabalhando. Ter que inovar constantemente, gerenciar equipes, lidar com problemas, encontrar soluções criativas e eficazes — tudo faz parte do trabalho, mas afeta consideravelmente a gestão de tempo do gestor de uma empresa. Estar sempre trabalhando leva inevitavelmente à diminuição da produtividade, falta de criatividade e perda de motivação.
Com tantas tarefas para concluir e pessoas para gerenciar, os proprietários das empresas precisam realizar a gestão tempo de uma forma adequada. Neste artigo, citamos algumas dicas para ajudar os empresários a economizar tempo.
1.Delegar tarefas.
Os empresários precisam realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo e pode ser tentador fazer tudo sozinho. Afinal, ninguém conhece o negócio melhor do que você. Mas, a menos que você seja uma startup individual e ainda precise contratar alguém, tentar fazer tudo sozinho é a pior estratégia possível que você pode adotar. Confie em sua equipe para assumir tarefas que você seria capaz de gerenciar se tivesse tempo. Isso lhe dará a liberdade e o tempo para inovar e expandir seus negócios, em vez de se preocupar com os pormenores da administração de um negócio.
2.Ter um plano de ação.
As listas de tarefas não são apenas para funcionários que executam operações repetitivas diariamente, elas são essenciais para administrar um negócio também. Não comece seu dia sem saber o que deve fazer, crie um plano de ação diário e semanal sobre todas as tarefas que você precisa realizar.
Faça seus planos tão detalhados quanto necessário - o que deve ser realizado, quando e como você pode realizar o que foi planejado. E divida suas tarefas de acordo com as prioridades: algumas tarefas podem precisar ser concluídas com urgência e outras podem precisar ser subdivididas em tarefas menores para serem concluídas.
3. Buscar ferramentas que otimizam a gestão de tempo.
Vivemos em um mundo cada vez mais automatizado e os proprietários de empresas podem usar essas ferramentas de automação de processos em proveito próprio. Também existem vários aplicativos para gestão de tempo que você pode usar para gerenciar projetos, equipes e trabalhar em colaboração com funcionários e parceiros remotos.
E obviamente, um bom software para gestão de seu negócio para tornar a sua rotina profissional mais eficiente e fácil de gerenciar.
4. Evitar distrações.
Às vezes, simplesmente não é possível não olhar para algo não relacionado à sua tarefa atual. Mas as distrações e a procrastinação são uma perda de tempo e devem ser evitadas. Existem algumas coisas simples que você pode fazer para evitar distrações no local de trabalho: defina um período para verificar seus e-mails em vez de entrar e sair da sua caixa de correio de cada vez que recebe uma notificação, faça uma pausa para o almoço e não deixe que ela se prolongue por mais de uma hora. O mesmo vale para discussões com membros da equipe, funcionários e diretores, tenha a ata da reunião pronta e seja objetivo.
5. Ser flexível (até certo ponto).
A maioria dos funcionários de uma empresa chega em casa às 17h e se desliga durante o dia - como deveria ser. Mas os empresários não podem se dar ao luxo de desligar do trabalho rotineiramente. Você tem que aceitar que pode haver dias em que seu trabalho continua noite adentro, mas quando você está construindo um negócio, o trabalho precisará ser uma prioridade e você precisa gerenciar seu tempo adequadamente.
Embora possa ser tentador levar o trabalho para casa todos os dias, às vezes é possível deixá-lo para o dia seguinte. Você precisa avaliar suas tarefas e priorizar em conformidade.
6. Realizar apenas reuniões necessárias.
A vida de um empresário parece estar cheia de reuniões. Você descobrirá que a maior parte do tempo é gasta em reuniões, em vez de conquistar alguma coisa.
Mas você realmente precisa ter tantas reuniões?
As reuniões demoram muito mais tempo do que elas deveriam — desde agendá-las até o envio de atas após a reunião — é necessário muito esforço.
Avalie a agenda de uma reunião planejada e decida se você realmente precisa de um determinado grupo de pessoas em um local físico para esta discussão.
Pode ser muito mais fácil enviar um e-mail ou postar uma mensagem rápida em um chat, para que todos possam avançar com uma ação sem precisar levar duas horas por dia.
Ser proprietário de uma empresa é uma função que consome muito e pode ser difícil gerenciar seu tempo. Porém, com algumas mudanças simples, os proprietários podem economizar tempo enquanto são produtivos e sentem-se motivados. Não tenha medo de delegar tarefas e criar um plano de ação que o ajude a priorizar. Invista em ferramentas de produtividade que aumentarão a eficiência e ajudarão a evitar distrações. Não esqueça do SGE da Insoft como seu grande aliado. Entenda que você precisa ser flexível, mas não se sobrecarregue até o ponto de esgotamento. E, finalmente, se você não precisar ter uma reunião, não faça uma. Existem maneiras mais eficientes de se comunicar que não exigem que você se encontre fisicamente com sua equipe. Essas simples dicas simples ajudarão você a economizar um tempo precioso, para que você possa ser um melhor empresário e líder em seus negócios.