Gestão de Risco

A gestão de risco é um processo contínuo que envolve a identificação, avaliação e tratamento dos riscos que podem afetar os objetivos da empresa. Ela busca minimizar os impactos negativos e maximizar as oportunidades – considerando tanto os riscos internos como externos.

 

O surgimento de tais ameaças vem de fontes plurais como decisões erradas, falhas de logística, acidentes naturais, imprecisão monetária ou processos legais. Sendo assim, é necessário planejar, aliado com os recursos humanos, atividades que tracem uma estratégia, com o intuito de identificar possíveis riscos para que a liderança esteja preparada nos momentos de tomada de decisão e em situações que possam ser delicadas.

 

Para que isso aconteça, a liderança deve estimular na empresa a implementação de uma cultura dinâmica e atenta ao que se manifesta ao redor das pessoas. Desta forma, todos estarão munidos de soluções em momentos de pressão e de vulnerabilidade.

 

- Quais os tipos de riscos para uma empresa?

 

Os riscos podem ser classificados em três categorias principais: riscos financeiros, riscos operacionais e riscos estratégicos.

 

1. Riscos financeiros

Os riscos financeiros estão relacionados ao desempenho monetário da marca, como flutuações no custo da taxa de juros, flutuações cambiais e inadimplência do cliente.

 

2. Riscos operacionais

Os riscos operacionais estão relacionados às atividades diárias da empresa, como falhas em processos produtivos, problemas com fornecedores, erros de logística, falta de estoque, roubo, fraude, problemas judiciais e erros humanos.

 

3. Riscos estratégicos

Os riscos estratégicos estão relacionados à visão sistêmica e à estratégia de longo prazo da empresa – como mudanças no mercado, entrada de novos concorrentes, mudanças nas leis e regulamentações e outros fatores que possam afetar a posição da empresa no mercado e a velocidade do seu crescimento.

 

- Riscos e ISO

A gestão de risco é um processo preventivo essencial para empresas que buscam garantir a continuidade de suas operações e a satisfação do seu cliente. A ISO 9001 e a ISO 31000 são duas normas internacionais que fornecem diretrizes para a gestão de risco e qualidade, respectivamente.

 

ISO 9001

É uma norma que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade. A norma tem como objetivo garantir que as empresas ofereçam produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, além de melhorar continuamente seus processos. A gestão de risco é um componente importante do sistema de gestão da qualidade, pois ajuda as empresas a identificar e gerenciar os riscos que afetam seus produtos e serviços.

 

ISO 31000

É, por sua vez, uma norma que fornece diretrizes para a gestão de risco em qualquer tipo de organização. A norma define o risco como a “incerteza que pode afetar o alcance dos objetivos” e enfatiza a importância de identificar e avaliar os riscos existentes antes de tomar decisões estratégicas.

 

- Quais os elementos que compõem o risco?

1. Ameaça ou evento

2. Probabilidade

3. Impacto

4. Tempo

5. Contexto

6. Controle

 

- Como implementar uma gestão de risco na sua empresa?

Para implementar uma gestão de risco eficaz é necessário: ter um planejamento claro, definir papéis e responsabilidades, realizar uma avaliação de riscos qualitativo e/ou quantitativo, definir as respostas aos riscos e implementar um sistema de monitoramento e controle.

 

1. Identifique os riscos

2. Avalie os riscos

3. Desenvolva um plano de gestão de risco

4. Comunique o plano de gestão de risco

5. Implemente o plano de gestão de risco

6. Monitore e revise continuamente o plano de gestão de risco

 

Existem ferramentas específicas de análise de risco, que podem ajudar as empresas a identificar, avaliar e mitigar os riscos. Ao escolher a ferramenta certa para o tipo de risco que está sendo gerenciado, as empresas podem tomar medidas proativas para minimizar o impacto dos riscos e garantir o sucesso de seus projetos e operações.

Para concluir, a gestão de risco é um processo crítico para qualquer empresa que busca garantir a continuidade de suas operações e minimizar perdas financeiras e de reputação. A gestão de risco envolve a identificação, avaliação e mitigação dos riscos associados às operações e projetos da empresa. A implementação de um sistema eficaz de gestão de risco pode ajudar as empresas a proteger seus ativos, evitar problemas jurídicos e regulatórios, aumentar a satisfação do cliente e melhorar a eficiência operacional.

 

É importante destacar, também, que a utilização de um ERP faz toda a diferença na gestão de risco. Ao contar com uma solução que centraliza todas as informações importantes da sua empresa, fica ainda mais fácil aplicar as metodologias mencionadas acima e garantir que todas as áreas estejam prontas para lidar com qualquer tipo de inconsistência que aparecer. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!