Gestão De Contas A Pagar

Toda empresa para realizar suas operações, precisa se relacionar com fornecedores, prestadores de serviços, entre outros. Uma boa gestão de contas a pagar começa antes de qualquer contratação, com um bom planejamento financeiro que define quais serviços ou produtos precisam ser comprados e com uma excelente pesquisa de mercado para definir os melhores custos. Naturalmente, existe uma relação muito direta com a administração de contas a receber. Esta ligação deve permitir que a gestão de cobranças gere dinheiro, em tempo e quantidade suficientes, para quitar as contas a pagar.

Então, uma empresa bem administrada precisa ter um controle financeiro empresarial que una boas práticas de contas a pagar e receber.

 

Neste artigo, vamos citar dicas importantes para a organização das contas a pagar, confira a seguir!

 

- Garanta que as compras e contratações aconteçam sempre depois de uma pesquisa e comparação de preços, especialmente no caso de fornecedores constantes e antigos.

 

- Antes de comprar, verifique no fluxo de caixa projetado para a data do vencimento se existem recursos disponíveis.

 

- Na chegada de itens adquiridos, confira se os preços e condições de pagamento estão de acordo com o pedido, e confira se os dados no sistema de contas a pagar estão corretos.

 

- Certifique-se sobre a existência de impostos a pagar sobre o que foi comprado. Contratação de serviços podem ter incidência de impostos retidos na fonte, e compras de itens de outros Estados podem ter necessidade de recolhimento de impostos na entrada. Oriente-se com o seu contador se necessário.

 

- Se houver impostos a pagar sobre compras e contratações, registre no sistema de contas a pagar esta previsão.

 

- Não misture os gastos pessoais dos sócios com as contas a pagar da empresa. O sócio deve ter uma remuneração de pró-labore determinada, com data de pagamento, e apenas o valor referente a ele deve ficar no contas a pagar da empresa.

 

- Acompanhe com antecedência o seu fluxo de caixa e, quando necessário, negocie as condições com os credores.

 

- Não conte com limites de créditos, que sua empresa tenha pré-aprovados, como se fossem dinheiro à disposição. Eles custam caro.

 

Mesmo que a sua empresa esteja com um bom fluxo de caixa, mantenha a atenção. A dinâmica do mundo dos negócios exige que você esteja o tempo todo com um excelente controle financeiro empresarial. Realizar a gestão financeira do seu negócio com eficiência e dedicação deve ser uma tarefa diária e indispensável para que suas contas a pagar e receber se tornem uma maneira efetiva de fornecer as melhores informações estratégicas para a sua empresa. E para que isso ocorra de forma eficiente, a Insoft possui um SGE completo, com módulos interligados e que vai facilitar todo o processo financeiro da organização. Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas.