Gestão Comercial - ERP para facilitar

A rotina da gestão comercial em uma empresa é composta por muitos desafios, onde os vendedores estão acostumados a matar um leão por dia para que a meta seja entregue no final do mês.

Como tudo na vida, sempre há formas de facilitar os processos e dar agilidade ao time de vendas, para que realmente se foquem nas vendas, nos resultados e na produtividade. Uma das melhores formas de evitar problemas, é investindo em uma força de vendas (um bom ERP), com isso você consegue organizar a operação comercial em todos os sentidos. Neste artigo, resolvemos abordar algumas das principais dificuldades encontradas pelo vendedor no dia a dia e como essa ferramenta pode ajudá-lo.

 

- O pedido é enviado para o ERP no momento da venda

Você sabe enumerar quantas vezes teve problemas na sua produção ou entrega porque os vendedores acumularam os pedidos para o final do mês ou para um dia específico da semana?

Essas questões geralmente acontecem, pois, enviar o pedido ao faturamento não é algo automatizado. Além disso, muitas vezes, o pedido ainda é tirado no bloquinho de papel.

Investir em uma ferramenta tecnológica é chave para a solução desse problema. Assim, o vendedor terá acesso à tabela de preço de cada cliente, promoções e produtos em destaque na palma da mão, oferecendo agilidade na emissão do pedido. É importante buscar por uma solução que seja fácil, intuitiva e esteja disponível na palma da mão da equipe de vendas, ou seja: além de acessar o sistema no computador, o profissional tem que ter a possibilidade de utilizar o software em celulares e tablets.

Também é essencial que o sistema funcione online e offline. Pois, com as informações atualizadas em tempo real ao emitir o pedido, ele será enviado diretamente para o faturamento. E, caso esteja sem internet, o envio será automático ao se conectar.

 

- Atualização em tempo real da tabela de preços

Todo mundo já viveu aquele mês em que fechar as vendas parece quase impossível. Então, a equipe comercial decide fazer uma promoção na última semana para salvar a meta. Como você comunica isso para sua equipe? E-mail, WhatsApp ou grupo interno?

Talvez essas não sejam as formas mais eficazes, mas sim, um complemento. Afinal, existe uma grande chance de algum vendedor não ver ou até esquecer na hora de abordar.

Nesse sentido, nossa dica é investir em um sistema que atualize as políticas comerciais em tempo real. Somente assim a empresa terá certeza que o vendedor está aplicando a tabela de preço mais atual para o cliente. Além disso, busque por uma ferramenta que limite o percentual de desconto, para não ter aquela surpresa com a margem de algum pedido. Avalie também a possibilidade de trabalhar com um saldo flex. Assim, a responsabilidade do desconto será do seu vendedor: ele poderá fazer a gestão e definir a melhor estratégia.

 

- Redução dos custos com erros no faturamento

Você já fez um levantamento do custo que sua empresa tem com pedidos enviados errados? Essa é uma realidade muito comum, principalmente em empresas que possuem o processo de emissão de pedidos manual. Lamentavelmente, quanto mais

manual, mais erros são passíveis de acontecer. Por isso, automatizar é chave para reduzir falhas e, consequentemente, os custos. Quanto mais intuitivo e fácil é para o vendedor vender, mais a organização ganha.

 

- Gestão atualizada em tempo real

Você já sentiu que é difícil tomar decisões por não ter as informações atualizadas em tempo real e de maneira fácil?

Se essa é a sua realidade, nossa dica é investir em uma ferramenta que entregue a funcionalidade de indicadores comerciais, que são atualizados conforme os pedidos são realizados e que permite ser personalizado conforme a necessidade da instituição.

É importante que esses indicadores tenham:

? Evolução das vendas;

? Carteira de clientes;

? Quantidade de vendas de um determinado produto;

? Curva abc de clientes, entre outros.

É aquela máxima: informação nunca é demais — e ela vai ajudar você a tomar as melhores decisões para atingir a meta no final do mês.

Todos os problemas apresentados anteriormente podem ser resolvidos com uma força de vendas. A Insoft, além de possuir um SGE eficiente e completo para atender as mais diversas demandas, conta também com o módulo MOBILE, que certamente fará a diferença nos resultados de sua equipe de vendas. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas.