Fábricas - Dicas para aumentar a produtividade
Quando os colaboradores desempenham bem suas funções e agregam valor ao negócio, a indústria aumenta o seu faturamento e o potencial de crescimento. Além disso, sua competitividade e valor de mercado também são ampliados, de modo a conquistar novos públicos consumidores.
Um chão de fábrica produtivo também cria uma atmosfera favorável à concepção de novos produtos, inclusive, com características inovadoras e que venham a se destacar entre a concorrência.
Outro ponto que merece destaque é a retenção de talentos, pois, mesmo se os colaboradores receberem propostas de outras empresas, eles darão preferência ao seu emprego atual, em virtude de um clima organizacional favorável ao crescimento na carreira.
- Como aumentar a produtividade na fábrica?
A produtividade consiste em combinar diversos fatores: o capital humano, os maquinários e os sistemas informatizados devem atuar de forma sinérgica, que é quando o resultado esperado supera as expectativas que foram estipuladas.
1. Atualizar processos
Para verificar quais processos devem ser automatizados, simplificados ou eliminados, os colaboradores mais experientes podem ajudar bastante. Isso porque eles tendem a conhecer mais de perto a realidade dos setores em que atuam, de modo a fornecer um feedback aos gestores.
2. Motivar os colaboradores
Colaboradores motivados e capacitados são mais produtivos. Nesse sentido, há uma resistência por parte de muitos gestores, que acham que o treinamento do profissional implica custos adicionais, em vez de ser encarado como investimento.
3. Revisar o fluxo de trabalho
Significa acompanhar de perto todos os processos, desde a chegada dos insumos até o transporte para o cliente. É preciso avaliar fatores humanos, tecnológicos e a combinação deles no desempenho de cada atividade, para que sejam identificados pontos de atrito que estejam interferindo na operação da empresa.
4. Adotar o Lean Manufacturing
Também conhecido por manufatura enxuta, o Lean Manufacturing tem por objetivo enxugar custos e desperdícios, no intuito de maximizar a produtividade em uma fábrica. Alguns dos principais focos do Lean Manufacturing são o excesso de itens no estoque e a superprodução, visto que ambos corroem as margens de lucro da fábrica, por não terem uma boa vazão.
5. Investir em tecnologia
Planilhas no Excel ou um software que não automatiza rotinas manuais não podem ser chamados de tecnologia. Quanto maior o porte da empresa, maior também a necessidade de contar com sistemas informatizados que possam dar celeridade e eficiência aos processos, pois isso propicia uma melhor experiência digital ao seu cliente e competitividade no mercado.
E sobre isso, nós somos peritos. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente que te contamos mais!