Excel para gerenciar empresa?
Você costuma usar excel para gestão?
Não queremos te desanimar, mas saiba que essa não é a melhor escolha.
Hoje existem diversas opções de sistemas inteligentes e integrados que não só fazem a gestão de forma muito mais ampla e correta, mas também de maneira rápida e eficiente.
E por mais simples que o controle em excel possa parecer, a realidade é que ele pode trazer transtornos infinitamente maiores do que você imagina.
Se ficou interessado em saber sobre como o excel para gestão pode arruinar a sua empresa, fique por aqui e faça a leitura desse artigo.
A ideia é que entenda o quão prejudicial essa alternativa pode ser e assim comece a avaliar novas possibilidades para ajudar no dia a dia e até mesmo nos resultados da sua empresa!
Mas afinal, qual é o problema em usar o excel para gestão?
O excel foi por muitos anos a ferramenta de controle e de gestão em diversas empresas.
Capaz de realizar cálculos, relatórios, gráficos e tantos outros dados importantes, ele realmente foi essencial para o nosso dia a dia e facilitou muito o nosso trabalho.
Que bom que surgiu o computador e com ele algumas ferramentas bastante interessantes para tornar as demandas mais simples e inteligentes.
Só que a tecnologia não para de evoluir.
E agora temos à nossa disposição diversos sistemas, que são integrados entre si e que permitem que variadas tarefas “se conversem” e garantam assertividade, qualidade, agilidade e eficiência de todos os processos corporativos.
Além dessas vantagens, eles ainda promovem o entendimento dos empresários e gestores com relação ao fluxo de trabalho e também aos ganhos e perdas da empresa.
Tudo isso facilita muito a visão completa do negócio, bem como tomada de decisão para resultados ainda melhores.
Portanto, se você ainda não pensou em ter um ERP ou sistema inteligente, é bom começar agora mesmo a avaliar essa possibilidade.
Para que fique claro o quanto o excel para gestão pode ser ruim para a sua empresa, confira a seguir todas as desvantagens dessa ferramenta.
Excel para gestão não é confiável
Você usa o excel para gestão?
Então saiba que existe um grande risco de perder as informações essenciais para o andamento da empresa caso tenha algum problema com o seu computador.
Mesmo a rede da organização pode não estar tão protegida quanto imagina.
Além disso, a ferramenta depende exclusivamente do conhecimento das pessoas com relação à infinidade de cálculos. Qualquer falha humana pode comprometer todo o resultado final.
A planilha excel também não é uma boa opção para ser compartilhada, porque duas ou mais pessoas que a acessam podem errar nos dados, interferindo no trabalho como um todo.
Excel para gestão pode atrapalhar o fluxo de informações e o resultado
Talvez você precise ter 10 planilhas diferentes para cada demanda para fazer a gestão da sua empresa.
O problema é que se as informações não se conversam, ao ponto de levarem a erros no fluxo de trabalho, dificilmente fará essa gestão de forma correta.
Além disso, com tantas pessoas utilizando, alterando e alimentando a planilha excel, provavelmente o processo ficará bastante comprometido.
Essa alternativa não soluciona o problema e não estrutura a empresa. Ela apenas pode ajudar um ou outro departamento a ter um pouco mais de controle das suas tarefas.
Pensando nisso, será que planilhas diferentes e que não se conversam para estoque, venda, fiscal e finanças é mesmo a melhor opção?
Você até pode fazer uma única e juntar todas essas informações, mas mesmo assim teria muito mais trabalho, além de continuar correndo riscos constantes de falhas.
Agora que você já sabe que excel para gestão não é a melhor alternativa, o que acha de avaliar a possibilidade de ter um sistema integrado e inteligente?
Pense nisso!