Estratégias de CRM

CRM - Muito além de uma ferramenta tecnológica! Hoje vamos apresentar algumas dicas para auxiliar as vendas de uma empresa com o uso do CRM de forma estratégica.

Iniciamos pelo planejamento de vendas que é uma etapa fundamental e muitas vezes realizada de maneira errada ou sem o empenho necessário. É preciso compreender que sem um planejamento bem definido, dificilmente os resultados esperados serão alcançados. Por isso, procurar estabelecer metas claras, possíveis de serem alcançadas e divididas em etapas com objetivos de curto, médio e longo prazo, tende a trazer resultados positivos ao negócio.

Ao adotar um sistema de CRM planejar as vendas será muito mais rápido e prático. O módulo possibilita acesso a informações essenciais, sendo possível descobrir pontos de sazonalidade, definir quais clientes compram mais e saber quais produtos ou serviços trazem mais retorno.

Com o uso do CRM, todos esses dados serão compilados e se tornarão muito mais fáceis de se analisar. De tal forma que o planejamento de vendas também será mais eficiente.

Agora citamos a importância da elaboração de uma análise total dos clientes e entender as suas reais necessidades. O CRM proporciona algo essencial para a empresa: conhecer profundamente os seus clientes. Afinal, fica difícil tornar as vendas mais efetivas quando não se compreende o público-alvo, como também as suas reais necessidades. Para isso, o CRM fornece várias informações, tais como: os produtos ou serviços que são mais procurados e por quais perfis de clientes; a época do ano em que mais compram; os clientes que compram mais; tipos de vantagens que agradam mais aos clientes (descontos, bonificações em produtos, prazo, etc.).

As respostas para essas e várias outras questões serão apresentadas em relatórios muito mais confiáveis e completos. E, com isso, será possível definir estratégias de CRM para aumento de vendas mais assertivas.

Um erro muito comum no mundo corporativo é acreditar que o foco principal de uma empresa é vender, quando na verdade o fator mais importante são os clientes. Manter uma boa relação com eles é imprescindível para que o negócio alcance o sucesso.

Através do CRM é possível ter acesso aos mais variados e relevantes dados sobre o público-alvo, criar maneiras de fazer com que seus clientes estejam satisfeitos se torna uma atividade muito mais objetiva. Analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizado, consequentemente, clientes mais satisfeitos.

Relações fortes com os clientes faz com que eles comprem mais e por mais tempo.

Outro tópico relevante é a utilização de dados confiáveis. O módulo fornece dados sobre os clientes coletados corretamente, com menores chances de erros. Além disso, tornam as informações mais fáceis de serem compartilhadas entre os colaboradores da empresa, de forma mais segura e ágil, com acesso remoto e em tempo real.

Com uma gestão de processos mais eficiente e dados confiáveis, o fluxo de trabalho se torna mais ágil. Vendas, atendimento, suporte, marketing, entre outros setores, todos trabalham de forma integrada.

Atividades importantíssimas tornam-se mais eficientes e o resultado é: cliente satisfeito.

Seguindo a satisfação do cliente e para garantir a maior fidelização é imprescindível fornecer suporte de qualidade.

Ajudar na solução de dúvidas, atender chamados rapidamente, compartilhar experiências, são pontos muito importantes para uma boa relação com o público de interesse. Por isso, o módulo CRM auxilia a estruturar o processo de atendimento ao cliente, mantendo um histórico de todas as interações com ele.

Vamos a outro fato, um dos erros comuns das empresas é não captar informações de clientes em potencial. O ideal é que ocorra o cadastro no CRM desde o instante do primeiro contato. Assim, desvendar suas preferências se tornará uma atividade mais eficiente, facilitando a vida dos vendedores para que mostrem todo valor do negócio para os contatos em prospecção.

O CRM torna mais simples o processo de conversão de leads em clientes, ao fornecer as informações necessárias para se encurtar os ciclos de vendas.

Mais uma forma estratégica de se utilizar o módulo é na criação de ofertas segmentadas com mais precisão. Saber o que, como, por qual preço e quando um cliente deseja determinado produto ou serviço é um dos recursos que o CRM pode trazer para o negócio.

Para isso, o sistema CRM irá auxiliar no fornecimento de informações e dados sobre o público-alvo. Conhecendo o histórico de vendas e as preferências de cada perfil de clientes, é muito mais fácil criar uma oferta que gere resultados, pois atende exatamente às necessidades do cliente.

Agora que já listamos algumas das estratégias de CRM, percebemos que se ele for utilizado de maneira estratégica e integrado, pode trazer bons resultados ao negócio. O CRM da Insoft é o seu aliado quando o assunto é força de vendas e relacionamento com os clientes. Entre em contato com a gente que te contamos mais!