Estoque – oportunidade de vendas

Oportunidades de vendas para os produtos parados no estoque!

É de nosso conhecimento que os mais variados segmentos de negócios precisam gerar periodicamente novas oportunidades de vendas. Desta forma torna-se fundamental que os gestores dediquem tempo na definição das estratégias e no mapeamento do comportamento de seu consumidor, visando sempre construir novos negócios. Promoções, condições especiais e facilitar as formas de pagamento, estão entre as formas mais utilizadas para promover um aumento nas vendas. De tal forma que essas práticas necessitam ser aplicadas de acordo com estratégias já estabelecidas, para garantir a saúde financeira, capacidade de entrega, entre outros detalhes da organização.

Para gerar novas oportunidades de vendas, precisa-se observar alguns fatores, entre eles, um dos mais importantes: manter o caixa saudável. Em momentos de baixa nas vendas, a diferença entre uma empresa que continua estabilizada entre uma que enfrenta dificuldades, pode estar na habilidade de gerenciar o financeiro. Possuir o controle das operações, do estoque e das finanças do negócio é decisivo para manter o fluxo de caixa estável, e assim, evitando o endividamento e suas consequências. Situações adversas no ambiente corporativo podem acabar impactando negativamente no financeiro, porém tais consequências podem ser minimizadas quando a empresa mantém uma gestão financeira organizada, atualizada e bem planejada.

Outro fator é o aproveitamento de estoque. Minimizar a quantidade de mercadorias em estoque não é trabalho fácil. É preciso manter o controle eficiente dos produtos, atualizado e com informações confiáveis, isso é parte fundamental de uma boa gestão. Muito comum empresas possuírem algumas peças que não têm um bom giro, ficando muito tempo guardadas, mesmo quando a organização utiliza de boas políticas de controle e administração do estoque, o que pode comprometer diretamente o fluxo de caixa.

Então, para início, é essencial uma boa análise do estoque e fluxo de caixa do negócio. Antes de criar promoções e as estratégias de vendas, é necessário analisar, em especial, as peças que ficaram paradas. Este processo pode resultar em boas ideias sobre o mercado e o comportamento do seu consumidor. Pode-se verificar se há algum padrão nas peças e compreender o motivo de tal rejeição, que podem variar desde a falta de alinhamento com a marca, preço não condizente ou percepção negativa do consumidor. Após esta análise, os envolvidos pela criação das estratégias devem definir quis os próximos passos a seguir, ações que serão criadas, e o que se pode corrigir. É primordial possuir todas as informações claras e à disposição quando necessárias, por isso, ressaltam-se os benefícios que o SGE da Insoft proporciona para uma organização. O gestor e sua equipe precisam conhecer o custo e o preço mínimo de venda dos produtos, para melhores negociações e uma política de vendas que seja sustentável para negócio. Quando se trabalha com promoções, é fundamental possuir o conhecimento destas informações, já que a venda tem que cobrir, no mínimo, os custos de produção.

Para criar oportunidades de vendas, a integração entre as equipes de marketing e comercial, pode aperfeiçoar o planejamento das ações promocionais. Depois de coletar as informações com a análise das mercadorias sem giro no estoque e descobrir o melhor preço para a venda, elaboram-se as ações com base nos dados levantados, a fim de criar novas oportunidades de vendas. A empresa pode estar acumulando no estoque muitas oportunidades e com o auxílio da tecnologia, ao utilizar um software adequado, é possível antecipar e evitar possíveis “paradas” de mercadorias. O SGE da Insoft dispõe de inúmeras ferramentas, que facilitam e simplificam a rotina empresarial. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar!