ERP no planejamento empresarial

Já sabemos que um software ERP é indispensável para o bom andamento de uma organização e oferece diversos benefícios e recursos. Mas hoje, vamos escrever sobre como ele auxilia efetivamente no planejamento da empresa. Afinal de contas, o ano está chegando ao fim, é tempo de planejar novos negócios, estratégias e ações.

Levando em consideração a necessidade de enfrentar possíveis situações sofridas por interferência de fatores externos, como exemplo: a economia, desenvolver um planejamento adequado à realidade do negócio é imprescindível para alcançar resultados favoráveis.

Quando uma empresa possui um ERP adequado, ele auxilia com êxito no desenvolvimento do planejamento institucional. Primeiramente por possuir a integração de todos os departamentos da empresa. Citam-se duas situações ainda comuns: o momento onde se precisam definir quais os próximos passos da empresa, é necessário convocar todos os colaboradores para saber o que está acontecendo, como está a atual situação; ou também, definir metas e o caminho da empresa por conta própria, sem base alguma nas informações. Em ambos os casos, além de muito trabalhosos, são arriscados e possuem grandes chances de falharem. Com o auxílio do ERP, unificam-se todos os dados necessários para o processo de tomada de decisões e criação do planejamento. Todas as informações são expostas rapidamente, em tempo real, consequentemente a resposta para todas as questões estará disponível e assim, o direcionamento para a criação do planejamento é muito mais assertivo, diminuindo consideravelmente a propensão ao erro.

Outro fator relevante ao utilizar do ERP na construção do planejamento empresarial, é basear-se em informações concretas junto à análise de dados. Com estas informações na tomada de decisões altamente estratégicas, para todas as ações sugeridas, haverá justificativas comprovadas para o que for proposto. Neste sentido, o ERP elimina os discursos de intuição e até de antigas experiências e dá lugar a análises reais sobre a situação do negócio, potencial de expansão nas vendas, gargalos e outros pontos de atenção favoráveis ou não. O software vai além de integrar todos os setores da instituição, para uma visão sistêmica ele une todos os recursos da empresa, tanto monetários diretos: dinheiro em caixa, quanto os indiretos: estoque e inventário. Desta forma, é possível compreender o funcionamento do fluxo de caixa real do negócio, facilitando a identificação das oportunidades de crescimento como também, de suas ameaças.

                Outro fator muito importante, é que o ERP reduz consideravelmente a possibilidade de falhas e redundâncias nas informações. Pelo simples fato de nós, seres humanos, sermos passíveis de erros, as chances de nos depararmos com equívocos nas informações é alto. Já com o software, a garantia do cruzamento de dados da forma correta, assertiva, é maior. Leva-se em consideração, uma empresa que possui o compromisso e rotina de processar o lançamento dos dados e informações no sistema.

                Por fim, a definição de metas reais conforme todo o histórico organizacional. Devido a todas as integrações realizadas, o software ERP proporciona aos gestores uma visão sistêmica do que acontece e do que já ocorreu na empresa em determinadas situações. Com este histórico disponível para verificações, se torna mais fácil identificar onde ocorreram os erros e gargalos diagnosticados que precisam ser ajustados no novo planejamento.

A gente sabe como auxiliar no planejamento da sua empresa. Você já conhece o ERP da Insoft? Possuímos diversos recursos que simplificam os processos organizacionais. Entre em contato conosco e saiba mais.