ERP - Mitos e Verdades

1. "O ERP é feito apenas para grandes empresas"

Mito. Um ERP pode (e deve) ser utilizado por empresas de qualquer porte e segmento, pois todas elas contam com processos que precisam ser organizados e acompanhados. E quando usado desde o nascimento do negócio, as chances de a empresa crescer mais rápido e expandir suas atividades com facilidade são maiores. Afinal, não são poucos os casos de empresas que, embora tenham um bom produto e/ou serviço, não conseguem evoluir pela falta de controle sobre os processos internos.

2. "É preciso um ERP para cada área do negócio"

Mito. O ERP já contempla as áreas mais importantes da empresa. Dessa forma, basta apenas um sistema para gerir todo o negócio, ao invés de consultar várias planilhas ou cadernos.  E com todos os setores centralizados em uma única plataforma, você também não fica dependente de outras pessoas para conseguir informações.

3. "Com um ERP, não é preciso de uma equipe"

Mito. O ERP automatiza várias tarefas, ajudando a reduzir os custos com a equipe. Mas isso não significa que você poderá demitir os funcionários. A função do ERP é ajudar o empreendedor e os colaboradores na gestão da empresa, analisando e monitorando os dados através do sistema. Assim, tanto você quanto a sua equipe terá mais tempo para focar na parte estratégica, em busca de soluções que saiam um pouco do âmbito operacional do negócio.

4. "Os colaboradores podem ser resistentes ao ERP"

Verdade. É normal que, após tanto tempo fazendo as atividades de forma manual, com planilhas ou papéis, os colaboradores ofereçam uma certa resistência ao ERP. A saída nessa situação é apresentar os benefícios do sistema, mostrando que ele veio para agregar e reduzir o trabalho operacional. É importante também que você se coloque à disposição para ajudá-los na nova fase e garanta que o ERP tenha um bom suporte.

5. "ERP e CRM fazem exatamente a mesma coisa"

Mito. O ERP é um sistema para gerenciamento dos setores de uma empresa, como estoque, vendas e financeiro. Através dele é possível acompanhar o desempenho de todos os processos do negócio, emitir relatórios e automatizar várias tarefas manuais.

Já CRM (Customer Relationship Management), que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que faz o gerenciamento da sua carteira de clientes. Através dele, é possível reunir as informações importantes dos seus clientes, como endereço, telefone de contato, a última vez que ele foi até sua empresa e suas preferências. Então, se a sua empresa trabalha com um grande volume de clientes, o recomendado é que você tenha um ERP e também um CRM, desde que ambos possam ser integrados.

6. "É possível personalizar a experiência do ERP"

Verdade. Em determinados módulos ou sessões de um ERP, é possível customizá-los e deixá-los com a cara da sua empresa.

7. "O custo de um ERP é muito alto para o negócio"

Mito. Colocando em uma balança os custos de um ERP e seus benefícios, você verá que, no fim das contas, o sistema pode sair barato para o seu negócio. Organizando os processos e automatizando tarefas manuais, você acaba economizando muito mais tempo e dinheiro.

8. "É necessária uma mudança de cultura no início"

Verdade. O ERP não é apenas um sistema novo na empresa, mas uma ferramenta que veio para transformar as atividades e processos do negócio. Esse sentimento deve ser transmitido aos colaboradores para que a resistência seja menor e eles se sintam motivados a usá-lo.