ERP e Rotinas Contábeis

As rotinas contábeis em uma empresa devem ser as mais eficientes possíveis. Esse é um setor crucial, uma vez que lida com a parte tributária do negócio, onde requer que todas as atividades sejam feitas visando, dentre outras coisas, o armazenamento seguro de documentos fiscais e a manutenção das obrigações da companhia junto ao Fisco.

Nesse sentido, um ERP é fundamental para o negócio e ao longo deste conteúdo, apresentamos as principais vantagens do uso de um ERP na contabilidade.

 

Nos dias de hoje, é praticamente impossível lidar com toda a parte contábil do negócio por meio de planilhas no Excel e softwares rudimentares, por exemplo. Para que uma empresa seja competitiva e consiga mais clientes, o uso de uma ferramenta confiável é indispensável. Confira as principais vantagens do uso de um ERP:

 

- Automação de tarefas e relatórios.

Documentos como o DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e a Nota Fiscal Eletrônica podem ser feitos em pouco tempo por um ERP. Em contrapartida, se fossem feitos manualmente, poderiam levar horas, impactando negativamente a eficiência do setor. É possível automatizar diversas tarefas e delegar ao software todas as atividades que são burocráticas e repetitivas.

 

- Segurança da informação

Com um ERP, o armazenamento dos documentos passa a ser muito mais seguro, se comparado à prática de guardar os papéis fisicamente e demais planilhas. Além disso, o software auxilia o setor não só a guardá-los de forma segura, como também a acessá-los rapidamente, contribuindo na otimização das rotinas do departamento.

 

- Tomada de decisão

Possuir informações do negócio na forma de gráficos e relatórios em tempo real é primordial na tomada de decisões. Com isso, o setor passa a ter em mãos meios bastante confiáveis para o embasamento das suas decisões. O software fornece dados como:

- Margem de lucro;

- Ticket médio;

- Receita total;

- Dados referentes ao recolhimento de impostos.

 

- Integração da contabilidade com outros setores

A falta de integração entre os outros departamentos com a contabilidade pode gerar muita ineficiência em uma empresa. O ERP pode promover um maior intercâmbio de informações entre os setores, principalmente o financeiro e o de vendas.

 

- Inteligência de dados

Uma vez que o setor contábil começa a utilizar um ERP, passa a ser possível fazer predições com elevado grau de precisão. Em outras palavras, as informações apresentadas pela ferramenta podem apontar para novas estratégias de negócios, por meio do cruzamento dos dados e de correlações relevantes entre eles.

A adoção de um ERP implica em diversos ganhos e é capaz de maximizar a eficiência das rotinas contábeis. Vale enfatizar que a contabilidade é um setor crucial em uma empresa, por lidar com aspectos ligados à tributação. Logo, vantagens como o armazenamento dos documentos e a automação de tarefas contribuem para a minimização de erros e problemas junto aos órgãos fiscalizadores do governo.

Sendo assim, aproveite para entrar em contato com a gente e obter mais informações sobre as soluções que oferecemos!