ERP e Comportamento do Consumidor

Compreender o comportamento do consumidor é algo extremamente importante, independentemente do porte ou do setor de atuação da empresa. Afinal, é a partir deste entendimento que o negócio conseguirá moldar melhor os seus produtos, serviços e atendimento, sempre com foco em atender as expectativas dos seus clientes.

A internet e as novas tecnologias trouxeram inúmeras inovações no modo de consumo, e claro, tiveram impacto significativo no comportamento do consumidor. Atualmente, o público está muito mais conectado em busca de informações sobre as marcas e os produtos que consomem e também mais exigente e seletivo.

Mas como um ERP é capaz de ajudar nisso? Continue a leitura!

 

Antes de implementar uma análise do consumidor em um negócio, é preciso entender do que se trata e quais os seus impactos.

São muitos os estudiosos que se debruçam sobre o tema já que ele é de suma importância. Solomon por exemplo, define o comportamento do consumidor como um estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.

De uma forma básica, podemos definir o comportamento do consumidor como a busca pela compreensão de quais são os estímulos, hábitos e influências que levam determinada pessoa a comprar um produto ou serviço. Essa compreensão é fundamental para as marcas, ajudando na definição de estratégias e ações publicitárias, de marketing e também no desenvolvimento de novos produtos.

Como citado na introdução, a internet e as novas tecnologias modificaram bastante o nosso comportamento e também as relações de consumo. Atualmente, existem inúmeros canais, fatores e variáveis que tornam o processo de decisão de compra cada vez menos linear.

Apesar disso, ainda existem alguns fatores fundamentais que influenciam nos hábitos de consumo das pessoas. São eles: cultura, classe social, papéis e posições sociais, influenciadores (pessoas que nos influenciam no consumo), características pessoais como a personalidade, impulsos psicológicos, entre outros.

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para desenvolver uma boa estratégia de venda dentro de uma empresa.

Entender o que os clientes querem e por que eles compram de sua empresa, faz toda a diferença na hora de planejar as melhores estratégias.

Ao compreender o comportamento do consumidor, é possível:

· desenvolver produtos e serviços que tenham sintonia com os problemas, desejos e personalidade dos clientes;

· criar um posicionamento de mercado para a marca que esteja em sintonia com os valores dos consumidores;

· decidir o preço do produto ou serviço;

· decidir a melhor praça para que os clientes consigam acessar os produtos e serviços;

· pensar em embalagens e na identidade visual da marca para despertar o interesse dos consumidores;

· entender as principais motivações e fatores por trás da decisão de compra do consumidor;

· definir os métodos mais adequados para promoção dos produtos e serviços e prospecção de novos clientes;

· analisar a experiência do cliente e entender quais ações tomar em prol da fidelização destes consumidores;

· antever tendências ou mudanças de comportamento que possam favorecer ou prejudicar a marca;

· lançar novos produtos ou serviços que estejam relacionados a essas tendências que alteram o comportamento do consumidor;

· avaliar quais são as principais características que influenciam o consumidor, tanto para comprar como para rejeitar a marca;

· descobrir quem são os principais influenciadores dos consumidores e de que forma dialogar corretamente com essas pessoas.

Quanto mais se entende os clientes, mais certeiras passam a ser as ações, tanto em termos de marketing e publicidade, como dentro do ponto de venda ou da própria empresa.

É a partir destes dados que se pode, por exemplo, analisar o período ideal para fazer promoções (e quais produtos colocar com desconto), quais produtos ou marcas vender no estabelecimento comercial, que programa de fidelização criar, como atender os clientes e inúmeras outras ações.

Todas elas favorecem uma experiência de compra positiva, o encantamento, que fará com que essa pessoa não apenas continue comprando, mas principalmente, indique a empresa e se torne um verdadeiro defensor da marca.

 

Como o ERP ajuda a entender o comportamento do consumidor?

Um software ERP pode facilitar e impulsionar a análise do consumidor da sua empresa.

São muitas as ferramentas e tecnologias que podem ser usadas para entender o comportamento do consumidor, desde a conversa informal com seus clientes até o próprio ERP da empresa. Afinal, o software guarda uma série de informações que podem ser muito valiosas nas estratégias.

Com ele, é possível:

· analisar as vendas, entendendo quais produtos têm mais ou menos saída;

· avaliar quais marcas são mais procuradas;

· entender quais dias e horários da semana há maior fluxo de vendas;

· acompanhar a sazonalidade da clientela e criar promoções para períodos de baixa.

Outra possibilidade para tornar o ERP ainda mais potente em termos de análise do comportamento do consumidor é integrá-lo a uma plataforma de CRM. Assim é possível nutrir os servidores com dados e informações sobre seus consumidores, como: idade, contatos, localização, entre outros.

A partir de todas essas informações, você poderá pensar em ações de marketing mais específicas e estratégicas, formas de relacionamento que sejam mais próximas, promoções diretas para grupos de clientes e assim por diante.

A Insoft pode te auxiliar! Entre em contato com a gente e conheça mais sobre o nosso ERP!