Custo Médio de Venda
O custo médio de venda é um método de controle de estoque utilizado para equilibrar o custo dos produtos adquiridos com o valor de venda.
Ele faz parte das boas práticas da gestão de estoque e garante a otimização do lucro final do negócio, evitando desperdícios e prejuízos nas operações. Quando falamos em custo médio, nos referimos à média dos gastos com a compra de cada produto, considerando acréscimos como impostos, taxas e frete, e não apenas o preço do produto no fornecedor. Para o empreendedor, é fundamental calcular esse custo para definir um preço de venda adequado, capaz de cobrir os gastos e gerar lucro. O objetivo é agilizar o giro de estoque e manter o controle sobre as variações de custo dos produtos, que exigem novas estratégias de precificação.
- Por que é importante calcular o custo médio?
Para entender a importância do custo médio de venda, basta pensar no impacto dos gastos do estoque nos resultados financeiros da empresa. Imagine que você é dono de uma loja de meias e comprou um certo modelo por R$25,00 a unidade, vendendo pouco mais da metade do estoque por R$35,00 a unidade. No mês seguinte, você repõe o estoque do mesmo modelo de meias, mas descobre que o preço da unidade caiu para R$20,00. Se você pensou em baixar o valor de venda, já que o produto está mais barato, cuidado: é esse tipo de lógica que pode deixar seu negócio no vermelho. Isso porque você precisa se lembrar que ainda tem o produto em estoque, comprado por um valor mais alto, que precisa ser compensado de alguma forma - independentemente do preço ter caído. Em outro exemplo, suponha que o preço das meias continue igual na segunda compra, mas você decida comprar um volume maior de itens. No caso, o volume adicional de produtos acaba aumentando o valor do frete em R$ 30,00. Se você não contabilizar esse custo adicional e embutir no preço de venda, estará perdendo dinheiro e reduzindo sua margem de lucro.
Resumindo: o mesmo produto pode ser comprado por preços diferentes em datas diferentes, com valores de frete que mudam conforme a quantidade, e tudo isso tem que ser levado em conta nos cálculos. Ou seja: se você simplesmente ajustar o preço de venda ao valor pago nos produtos atuais, a conta não vai fechar em longo prazo.
Como calcular o custo médio de venda e acertar na precificação?
Para calcular o custo médio de venda, você deverá usar a seguinte fórmula:
Custo médio = (custo da compra x quantidade de itens na compra) + (custo anterior do item x quantidade em estoque) dividido por (quantidade da compra + saldo anterior no estoque). Perceba que a quantidade do item em estoque e seu custo anterior são essenciais no cálculo, como mencionamos acima.
Vamos aplicar a fórmula ao exemplo anterior, imaginando que você tenha comprado 50 pares de meias no primeiro mês e 80 no segundo, com um frete fixo de R$30,00:
50 unidades x R$20,00 + 15 unidades x R$25,00 / 50 + 15
R$1.375,00 + R$60,00 / 65 = R$22,07
Logo, seu custo médio de venda dos pares de meias é de R$ 22,07, e não R$ 20,00 como indica o novo preço de compra.
Naturalmente, esse aumento já muda seus cálculos de margem de lucro e precificação - daí a importância de colocar na ponta do lápis, ao invés de fazer contas de cabeça.
Agora você sabe por que e como calcular o custo médio de venda para melhorar seu controle de estoque e vender pelo preço certo. Mas já imaginou ter que fazer todo o controle financeiro sem o auxílio de um bom software de gestão? Impossível né? Para facilitar sua vida, a Insoft possui o SGE perfeito para auxiliar a sua gestão financeira de forma simples e eficaz. Conte com a gente!