Curva ABC - você conhece?

A curva ABC é uma das técnicas mais utilizadas no mundo para o controle e organização de estoque. Possui como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um.

Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.

 

Mas como funciona a curva ABC?

 Dentro de cada empresa, independentemente do ramo de atuação, uma medida importante para se tomar é a classificação dos produtos por volume de estoque e de vendas.

É aí que entra a importância da curva ABC. Ela é uma ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque. Para assim classificá-los de acordo com essa relevância.

Resumindo, a curva ABC faz um ranqueamento dos produtos, mostrando qual deles traz maior retorno para sua empresa.

Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e médio retorno ficam classificados na curva B, e os itens que trazem um retorno baixo para a empresa ficam classificados na curva C.

 

Como a curva ABC auxilia no controle de estoque?

 A partir da categorização dos produtos de acordo com a demanda e relevância no mercado, o controle de estoque fica mais direcionado.

Dando prioridade aos produtos que apresentam um maior volume de vendas e de faturamento gerado.

Com a curva ABC é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos num primeiro momento, o que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.

Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as vendas e evitar excesso de estoque.

A curva ABC indica que os produtos A possuem uma maior demanda e sendo assim, as suas reposições a cada saída devem ser planejadas rapidamente.

 

E a curva ABC de clientes, como funciona?

 Da mesma forma que a curva ABC de produtos. A classificação e categorização dos diferentes clientes se dá a partir de porcentagens referentes tanto ao volume, quanto ao valor de consumo de cada um deles. Segue um exemplo:

Classe A: são os clientes mais ativos da empresa, os que tanto compram uma quantidade maior de produtos, quanto os que compram os itens mais caros.

 Classe B: nem tão ativos quanto os representantes da classe A, os clientes da classe B são os intermediários.

 Classe C: São pessoas que consomem com pouca frequência os produtos ou optam pelos mais baratos.

 

Como usar a curva ABC de clientes na empresa?

 Fazer a classificação dos clientes de acordo com os valores e frequência de compras é de suma importância para uma empresa. Com a análise do perfil de consumo de cada um deles, se pode realizar um atendimento mais personalizado. Tanto para manter o padrão de compra dos clientes mais ativos, quanto para aumentar o consumo dos clientes das classes B e C da curva ABC.

O estudo do consumo de clientes na empresa também proporcionará um melhor entendimento da demanda para cada um desses clientes e trará muito mais clareza, tanto em relação a frequência de compras, quanto sobre a preferência de compras da clientela.

 

Qual ferramenta utilizar para fazer uma curva ABC?

 Com o avanço das tecnologias ERP que possibilitam todo o controle interno da empresa num único sistema, a formulação da curva ABC já surge automaticamente. O sistema da Insoft já providencia o ranqueamento dos produtos de acordo com a venda no período determinado pelo usuário. Porém para as organizações que ainda não possuem um ERP e precisam mensurar os itens da curva ABC, por muitas vezes utilizam planilhas. Até certo ponto pode parecer viável, porém em um acúmulo de informações e falta de atenção do usuário, falhas podem ocorrer com bastante frequência.

 

Importância da Curva ABC.

 Tanto de produtos quanto de clientes, a curva possibilita uma visão muito mais abrangente dos processos da empresa e traz um grande auxílio no processo de tomada de decisões.

Com a seleção da curva ABC, fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da organização e que precisam de um cuidado mais apurado quanto ao controle de estoque, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.

Organizando o estoque a partir da curva ABC, e analisando quais os produtos que possuem mais relevância na empresa, evita-se a falta desses produtos no estoque. O que pode acarretar em perdas de oportunidades de vendas.

Da mesma forma, a curva ABC também evita o armazenamento em grande quantidade de produtos que não possuem uma alta demanda.

Realizar balanços programados, sejam trimestrais, semestrais ou anuais, de todos os produtos é importante. Mas balanços de estoque rotineiros com os itens da curva ABC são mais importantes ainda para o bom funcionamento da organização.

 Após explicarmos um pouquinho mais sobre a importância da curva ABC, te convidamos a conhecer o nosso sistema! O SGE da Insoft te auxilia em toda a organização rotineira da sua empresa e possui inúmeros recursos para facilitar o dia a dia. Entre em contato que a gente te conta mais!