CRM - Relacionamento e vendas
CRM quer dizer Customer Relationship Management ou se traduzido para o português: Gestão do Relacionamento com o Cliente. Pelo nome, já se entende a sua importância para o desenvolvimento das estratégias de vendas.
O cliente é o que move os negócios, o centro de tudo, a motivação da empresa e também o objetivo. Por isso separamos algumas dicas de como aumentar as vendas trabalhando o relacionamento com o cliente.
1. Defina estratégias!
Afinal de contas, para vender mais é necessário possuir boas estratégias e foco. A organização precisa saber lidar com o seu cliente e suas particularidades, cada cliente é diferente do outro e possui suas necessidades. Ao começar a definir as estratégias, muitas vezes foca-se no objetivo errado. Tem que pensar e repensar no que pretendemos atingir como resultado e alinhar os caminhos corretos a se seguir, não os mais fáceis.
2. Conversar com os clientes.
Nos referimos aos atuais, aos antigos e aos que estão em prospecção. Desde os negócios que a empresa não conseguiu fechar, entender realmente os motivos. Algumas vezes é interessante solicitar informações ao cliente que estava em prospecção, informações e os motivos pelos quais o mesmo não fechou negócio. Estes dados certamente podem auxiliar a melhorar os serviços e vendas da empresa.
Também, é essencial estar em contato com os atuais clientes para descobrir eventuais falhas nas estratégias e o que é possível mudar.
3. Tecnologia ao seu lado.
Possuir como ferramenta um bom software de CRM só resulta em otimização e melhorias quanto ao relacionamento e vendas, além de economia de tempo e reduzir o risco de erros. O CRM apresenta como aumentar as vendas é possível investindo em tecnologia. Através do software é possível realizar a captação de novos clientes e manter o relacionamento com os mesmos, como também, diminuir o tempo entre apresentar e fechar um negócio. Classificamos o processo em duas situações muito importantes: a interação, onde se enquadra o conhecido call center e os outros meios utilizados para estimular a venda, e o outro, o conhecimento, após a interação a equipe de vendas possui as informações fundamentais para entender o andamento do negócio e como os seus clientes reagem aos produtos, serviços, etc.
Então, obtém-se a matéria prima, todos os dados levantados e juntamente com o conhecimento, só basta colocá-los no sistema. Num único local, os profissionais poderão realizar métricas e gerar relatórios de vendas.
4. Monitorando!
Com o CRM é possível que o gestor tenha o controle de todo o processo de vendas, como informações em tempo real sobre os colaboradores, se estão cumprindo o protocolo e deveres. Todas as etapas realizadas ficarão registradas e podem ser conferidas a qualquer momento.
5. Converse com o time de vendas.
Ao mesmo tempo que se relacionar com os clientes é importante, reuniões com a equipe de vendas se iguala a tal. Aproveitar estes momentos para troca de informações atualizadas, sobre o que está acontecendo, possíveis melhorias e dificuldades. A boa comunicação interna evita ruídos e falhas que podem custar o interesse do cliente no momento da compra, como muitas ligações, e-mails impertinentes ou tudo isso junto podem pôr tudo a perder. Por isso, é extremamente importante reunir-se com frequência com a equipe e receber os feedbacks.
6. CRM da Insoft.
O sistema de gestão de relacionamento com o cliente diz muito sobre cada um deles. Além disso, possibilita a prospecção de novos clientes em potencial, pois é possível utilizar o CRM para gerar leads através de formulários, a partir deste momento o profissional de vendas, responsável pela captação, entra em cena. O CRM da Insoft é uma ferramenta poderosa e quando bem aproveitada, mostra como aumentar as vendas em pouco tempo e estreitar o relacionamento com os clientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar.