CRM e Marketing

O CRM é uma estratégia consolidada no momento de registrar e organizar todos os pontos de contato entre empresas e o consumidor durante o processo de vendas. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre algumas facilidades que o CRM oferece e suas aplicações no dia a dia da equipe de vendas.

O módulo de CRM permite que a equipe de vendas controle todas as informações sobre leads e prospects durante a jornada de compra. Informações sobre o perfil de cada cliente, as interações com a empresa e em qual etapa do funil de vendas aquele lead se encontra.

Assim como outras estratégias de gestão, o CRM também possui subdivisões, com o objetivo de atender diferentes necessidades, mas que também podem ser usadas de forma integrada. Sendo assim, dividimos o CRM em quatro principais etapas, confira a seguir.

Operacional - A primeira etapa é aplicação operacional do CRM, que consiste na criação e na alimentação de canais de relacionamento com seus clientes. Isso inclui o pós-vendas, o atendimento ao cliente, SAC e etc.

Também é nessa etapa que a equipe pode descobrir problemas processuais, funções dos produtos ou serviços e captar opiniões e sugestões sobre possíveis melhorias e que podem ser implementadas no futuro.

Analítica - Com o módulo de CRM, é possível obter relatórios que tenham dados bastante relevantes para a tomada de decisão, além de possibilitar um conhecimento mais aprofundado do perfil dos clientes, saber os seus interesses, necessidades, entre outros. Desta forma, o contato se torna mais personalizado, permitindo que a equipe de vendas e até mesmo as estratégias de marketing sejam mais assertivas e ofereçam a melhor solução.

Colaborativa - A ideia da abordagem colaborativa é fazer com que a informação flua a partir de todos os pontos de contato do cliente com a empresa. As duas abordagens citadas anteriormente fornecem os dados para que a equipe some esforços e busque o objetivo comum de focar nas necessidades dos clientes.

Estratégica - A partir de uma análise da competitividade do mercado, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é definida uma maneira de usar as três abordagens citadas anteriormente de forma integrada, com objetivos definidos.

O CRM é um facilitador do relacionamento com o cliente e também pode ser utilizado, além do setor comercial, pelo marketing da empresa.

Abaixo, separamos alguns benefícios do CRM na área de marketing:

1. Integrar processos de marketing e vendas.

De nada adianta planejar uma campanha excelente dentro do setor de marketing, mas não contar com uma estratégia eficaz de vendas. Ao mesmo tempo, não basta ter um funil de vendas de alto desempenho se os contatos enviados pelo marketing não forem leads qualificados.

É imprescindível que o time de marketing e o time de vendas estejam sempre alinhados para que a estratégia da empresa, como um todo, funcione. Como ambos os times influenciam no relacionamento do cliente, o banco de dados e o histórico de interações do prospect se mantém sempre atualizado, com informações mais ricas e possibilita criar estratégias mais assertivas.

2. Maior assertividade nas ações e abordagens.

O ideal é ser a primeira opção de lembrança quando um cliente pensar na solução que o seu produto ou serviço oferece. Para alcançar este status, é preciso andar lado a lado com ele: ligações na hora certa, posts em redes sociais e e-mails com informações relevantes, e engajamento no tempo exato.

Quando o time comercial possui as informações do prospect à disposição, a abordagem de vendas é mais assertiva. Isso porque a quantidade de dados cadastrados no CRM auxilia a descobrir a resposta para várias questões, exemplo: Quais objeções o cliente pode levantar? Como derrubá-las? Quais gatilhos mentais deverão ser usados?

Não se trata apenas de encontrar a melhor maneira de vender. É uma prática para oferecer valor ao potencial cliente, a fim de transmitir com clareza os reais benefícios da solução. Afinal, o que é CRM em marketing de vendas se não um método de se relacionar e fidelizar clientes?

O CRM da Insoft é uma ferramenta estratégica de negócios com o objetivo de facilitar a entrega de informações qualificadas sobre a jornada do cliente, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Quer conhecer melhor o nosso CRM? Entre em contato com o time comercial da Insoft!