CRM - 5 benefícios

Na verdade, poderíamos listar diversos benefícios sobre como o CRM pode impactar de forma positiva numa empresa, mas desta vez, selecionamos cinco itens, confira a seguir!

1. Conhecer o perfil do consumidor.

Nenhum negócio sobrevive sem clientes satisfeitos, e garantir uma boa experiência ao seu público implica em conhecê-lo além dos contatos telefônicos e e-mail. O sistema CRM possibilita cruzar informações que podem resultar em uma boa estratégia de fidelização.

Ao saber por quais categorias o cliente se interessa mais, a equipe pode realizar vendas de mais produtos/serviços e mantê-lo por dentro das novidades e promoções de maneira mais ágil é que realmente interessem o cliente. O CRM permite que detalhes como idade, tamanho, cores preferidas, marcas e modelos sejam armazenados para análises e ações futuras.

Com o tempo, é esperado que o número dessas informações aumente, e a tecnologia pode auxiliar a mensurar todos os novos dados de maneira estratégica, permitindo um conhecimento mais assertivo do perfil do consumidor, por parte da equipe.

 

2. Cada cliente é único!

Tratar um cliente da mesma forma que outros é um erro bastante comum cometido pelas empresas. É preciso compreender que cada contato pode estar em uma fase diferente no funil de vendas, o que exige um discurso diferenciado a depender da etapa percorrida.

Por isso, entender que a diversidade faz parte do perfil do consumidor é primordial, até porque, o público pode abranger uma ampla faixa etária e classe social. Sendo assim, é necessário ter foco na abordagem.

Com as informações coletadas pelo CRM, é possível promover interações estratégicas voltadas a grupos específicos. Essa proximidade faz com que a confiança do consumidor aumente. Ações direcionadas melhoram as chances de alcance e conversões.

Em outras palavras, a ferramenta de CRM auxilia o time de profissionais a posicionar seus leads de acordo com a etapa de venda, o que torna a relação mais estreita entre ambos e permite um discurso comercial mais coerente.

Isso evita, principalmente, aquele tipo de contato genérico que não atinge nenhum dos possíveis clientes no funil, perdendo as chances de conversão. Relacionamento é uma das bases de sucesso na hora da venda, quanto mais pessoal ele for, melhor.

 

3. Qualificar e preparar a equipe.

Coletar o máximo de informações relevantes dos clientes é o primeiro passo para qualificar sua equipe de vendas. Com ética, é possível avaliar os potenciais clientes e focar no monitoramento e desenvolvimento de estratégias.

Ao conferir esses dados no CRM, as equipes podem se preparar com a melhor abordagem e cabe ao gestor disponibilizar essas informações, uma vez que o sistema pode armazenar, como também gerar relatórios sobre cada caso específico.

Além disso, é possível avaliar o desempenho dos colaboradores por meio dos lançamentos no sistema CRM, que apresentam, inclusive, a satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado.

 

4. Suporte diferenciado.

Uma das premissas dos empresários deve consistir também em garantir um pós-venda de qualidade. Atender aos desejos, responder as dúvidas e solucionar as queixas dos clientes com eficiência garante mais um diferencial na experiência de compra.

Além disso, é preciso estar atento às avaliações dos consumidores nos meios disponíveis (tanto em pesquisas de satisfação quanto no mundo virtual). Nesse sentido, o software CRM auxilia ao garantir que todo o histórico de compras possa ser consultado para solucionar eventuais problemas de maneira satisfatória. Outro detalhe importante é que a tecnologia permite o acompanhamento das etapas de atendimento, como quantas ligações foram realizadas a determinado cliente, além de saber em que etapa está o relacionamento com o contato X ou Y, o que também torna o discurso da equipe mais alinhado e estratégico.

 

5. Integração dos processos internos.

Além de permitir toda essa movimentação de informações e interações com os clientes, há a integração do CRM com todos os setores pertencentes ao sistema de gestão da organização, como cruzar dados entregues ao RH, ao departamento pessoal, ao financeiro e à comunicação, por exemplo.

Dessa forma, todos os processos ficam automatizados, registrados e voltados diretamente para os setores específicos, evitando, assim, desvios de funções e retrabalhos.

Centralizando todas as informações estratégicas da empresa em apenas um sistema, o time de profissionais terá um acesso mais ágil aos dados, o que permite a geração de relatórios embasados nas métricas já estipuladas pelo CRM.

Essa integração é imprescindível para a tomada de decisão ainda mais assertiva, o que contribui para a coleta de mais resultados da organização de forma geral.

No momento da escolha do seu sistema CRM, é importante considerar as funcionalidades que farão a diferença na gestão dos serviços, prospecção, propostas, e também dos contratos e do atendimento.

Entre em contato conosco e saiba como podemos simplificar todos os processos de relacionamento do seu negócio com essa ferramenta!