Cotação de Preços

A cotação de preços, que se define como um processo presente na gestão de compras, é adotada para realizar as melhores compras, no que diz respeito qualidade x preço.

Em resumo, o preço deve ser o menor possível sem comprometer a qualidade do insumo/produto. Assim, o responsável pelo setor de compras terá que pesquisar em diversos fornecedores para identificar as melhores condições de fornecimento.

Separamos algumas dicas que vão facilitar o processo, confira a seguir:

- Negociação.

Podemos considerar como uma das partes primordiais de todo processo de gestão de compras e de cotação de preços. O ideal é que sejam feitas no mínimo 3 cotações diferentes. Negociar faz parte, considerando quantidades e outras vantagens, como entrega mais rápida, etc.

- Quantidade. 

Empresas que compram maiores quantidades, certamente conseguem melhores preços. Esta é uma reação mais que natural de mercado. Então sempre que for possível adquirir quantidades maiores, de forma planejada, será possível trabalhar com preços mais competitivos.

- Parceiros.

Manter fornecedores como parceiros é estratégia. Ao adquirir produtos sempre com a mesma empresa, repercuti em valores mais acessíveis. Porém sempre é indicado estar atento a outras cotações. O importante é atualizar-se dos preços de mercado, manter a parceria, mas conferir se ainda vale a pena.

- Contratos.

Ainda considerando a parceria acima citada, contratos de longo prazo tendem a favorecer toda a negociação. Claro que, por parte do gestor de compras, será necessário observar a manutenção da qualidade e valores que tenham sido previamente negociados.

No entanto, estes contratos de longo prazo tendem a ser favoráveis para ambos os lados.

- Independência.

Não podemos confundir parcerias e contratos de longo prazo com dependência. O gestor de compras, para conseguir as melhores cotações de preço, precisa estar totalmente independente, livre para procurar, sempre que necessário, preços melhores, afinal, este visa os interesses da empresa.

- Sistema.

Utilize a tecnologia a favor da empresa, otimizando processos com a garantia de maior confiabilidade nas informações. De tal maneira, torna-se imprescindível possuir um sistema de cotação de preços que integre também todo o processo de compras.

Com um sistema de gestão que automatize todo o processo, a cotação de preços será mais rápida e eficaz, fazendo inclusive com que a empresa economize e invista mais, poupando custos excessivos e otimizando o tempo. Nossa dica em potencial é o SGE da Insoft, que também possibilita a integração de todos os setores da empresa. Organizar de forma adequada as cotações, cadastro de fornecedores, entre outros dados relevantes, facilita o momento da compra. Conte com a gente para que isso aconteça de forma eficiente e simplificada.