Controle de materiais na indústria
Certamente realizar o controle de materiais na indústria é um enorme desafio. Afinal, dependendo da manufatura, a lista de insumos pode ser gigantesca. Monitorar e verificar cada item nesta situação, se torna uma tarefa difícil.
Hoje vamos citar algumas dicas para auxiliar os gestores a exercerem um maior controle sobre os materiais utilizados, evitando desperdícios e possíveis quedas de produção. Confira!
- Controle de materiais na indústria
O estoque funciona como o coração da indústria. É por meio dele que se encaminha os itens necessários à cada estágio da manufatura e por conta disso, uma falha pode levar até mesmo à interrupção dos trabalhos.
Por isso, é preciso estar atento, desde a gestão de estoque à própria compreensão do ciclo de vida dos produtos de acordo com a especificidade de cada tipo de indústria.
Por exemplo: nas indústrias farmacêuticas, o gestor deve se manter atento aos prazos de validade, já na metal-mecânica, aos custos de armazenagem. Cada categoria de indústria conta com problemas específicos e suas peculiaridades.
- Fique de olho nas normas
Existem normas reguladoras descritas para cada tipo de matéria-prima em especial, descritas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão brasileiro responsável pelo controle sanitário no país.
Para indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, essas normas devem ser disseminadas entre os colaboradores para garantir a qualidade dos produtos fabricados.
- Planeje sua demanda
Produtos parados depreciam e geram perdas, o que pode ser um problema quando não há um planejamento para a entrada e a saída de materiais do estoque com base na demanda da empresa por tais itens.
É de extrema importância possuir o controle das matérias-primas e suas respectivas necessidades. Contribuindo também para diminuir a armazenagem desnecessária de itens.
- Realize inventários periódicos
Para manter-se atualizado sobre o que realmente se encontra em estoque e evitar a parada nas operações pela falta de algum material é necessário realizar uma rotina de inventários. Esse processo é essencial para que o gestor possa observar como anda a entrada e a saída de materiais, a sua demanda na produção e a necessidade de reposição ou não. Atitudes como essa, facilitam o planejamento a longo prazo.
- Automatize seus processos
Implantar sistemas de gestão para automatizar parte das tarefas certamente vai trazer uma série de vantagens para a indústria. Entre as principais podemos destacar a diminuição de erros relativos às interações humanas. Outro ponto é a redução de custos com perdas, já que o estoque será melhor administrado com o auxílio de uma ferramenta tecnológica. Além disso, o gestor tem em suas mãos dados mais confiáveis para subsidiar as suas decisões.
O controle de materiais na indústria é um ponto crítico e deve ser observado com muita atenção pelos gestores. Muitas perdas decorrentes de uma má gestão ou paradas constantes na produção pela falta de matéria-prima pode inviabilizar o processo produtivo da empresa.
O SGE da Insoft é o seu grande aliado para evitar que isso aconteça. A gente te explica melhor, entre em contato com um de nossos especialistas.