Controle de custos

Cuidar da gestão financeira de uma empresa é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados com excelência. Por isso, realizar o controle de custos transforma o gerenciamento em algo mais eficiente e organizado. Isso se for aplicado com metas e objetivos bem definidos. 

Essa situação é ainda mais importante se for realizada entre as pequenas e médias empresas, pois muitas vezes o capital é limitado e as condições de crédito não são vantajosas. 

Por isso hoje vamos listar algumas dicas que podem ser aplicadas na sua empresa.

 

1. Separe despesas e custos

Em primeiro lugar, liste todos os gastos que estão envolvidos na produção. Seja detalhista e acompanhe a sua produção por um período, seja ele mensal, semestral ou trimestral. Dessa forma, fica muito mais fácil administrar os custos e despesas. Em seguida, separe os custos e despesas. Lembre-se que, despesas são aqueles gastos que não possuem relação direta com o seu processo produtivo, ou seja, contas de telefone, salário de mão de obra indireta, materiais de escritório, entre outros. Tenha em mãos apenas os custos relacionados ao seu produto final.

 

2. Determine os custos diretos e indiretos

Após realizar a separação dos dois gastos, é o momento de focar nos custos e separá-los entre custos diretos ou indiretos. Sendo o direto que é atribuído a um produto ou até mesmo serviço, e o indireto para um serviço que não é possível atribuir um valor para cada unidade de um produto. Citamos um exemplo: numa empresa que produz sapatos, é preciso separar os custos envolvidos com matéria prima como custo direto, e o pagamento dos funcionários que participaram da produção como custo indireto.

 

3. Custo direto X Preço de venda

Este é o momento de comparar os custos diretos com o preço de venda e quantidade vendida, para avaliar se o saldo é positivo ou negativo para a empresa. Vamos usar outro exemplo simples:

Supondo que a empresa vende 400 sapatos por mês e que cada sapato custe R$70 reais, significa que o seu faturamento mensal é de R$ 28.000,00, certo? 

Agora, supondo que o seu custo direto envolvido seja de R$ 5.300,00, vamos calcular a Margem de Contribuição com a seguinte fórmula:

 

Receita - Custo direto = Margem de contribuição

Que resulta em:

28.000 - 5.300 = 22.700 ‍

 

Ou seja, entendemos que a empresa possui uma receita mensal de R$28.000,00 e com um custo direto de R$5.300,00, resultando em uma margem de contribuição de R$22.700,00, o que é um ótimo resultado. Afinal, o faturamento está maior do que o custo com o produto. 

Se o faturamento estivesse mais baixo e o custo mais alto, significaria que a margem de lucro está baixa. Este seria um ponto de atenção constatado na contabilidade de custos da empresa, para análise de novas estratégias. 

4. O ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio demonstra o quanto é preciso de faturamento para cobrir apenas os custos organizacionais, como em um empate com lucro zero. Este é um ponto muito importante! Para chegar nele, juntamos os custos indiretos para somar com os diretos e, assim, entendemos quais são os custos totais de determinado produto. Para calcular o ponto de equilíbrio usamos a fórmula: 

Custo indireto / (Receita - Custo direto) X 100 = Ponto de equilíbrio

A ideia é aplicar estes cálculos para todos os seus produtos ou serviços prestados e, dessa forma, você terá uma contabilidade de custos completa para a sua empresa.

 

5. Determine o melhor preço de venda

É a partir do ponto de equilíbrio que a empresa possui total condição de determinar o melhor preço de venda para obter lucro e analisar possíveis falhas na operação, desde a necessidade da troca de fornecedores para comprar materiais mais baratos, até o equilíbrio da produção para chegar a uma margem de lucro vantajosa para os negócios. 

 

- Quais as vantagens em aplicar a contabilidade de custos?

Imagine um gerenciamento financeiro completo para a sua empresa, onde a precificação dos seus produtos e serviços comercializados estão estrategicamente desenhadas e totalmente satisfatórias para os resultados. Com este cenário, a diminuição dos gastos desnecessários e riscos financeiros se tornam consequência e a competitividade da sua empresa pode aumentar, e muito, com a total visão sobre os seus lucros através da contabilidade de custos. Além de tudo isso, com uma gestão de custos comprometida, a lucratividade pode ser ampliada de forma orgânica, com inovação e qualidade. Afinal, ao injetar a quantidade certa de recursos e evitando gastos desnecessários, o custo-benefício dos produtos aumenta e pode atender muito mais às expectativas dos consumidores. 

- Realize um planejamento estratégico eficaz para crescer!

A principal vantagem deste processo é o total acesso a informações pertinentes para um bom planejamento estratégico para as vendas. Determine o momento certo de aumentar o preço de venda dos seus produtos ou serviços prestados, decida se é preciso contratar mais funcionários ou comprar novos equipamentos. Entenda os gastos desnecessários e corte-os de vez da sua operação. De maneira geral, a contabilidade de custos é quem avalia melhor os critérios para as tomadas de decisão relacionadas ao seu custo de produção e permite melhores análises de resultados.

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