Como otimizar a gestão de prestadoras de serviços.
Com o mercado cada dia mais competitivo, superar desafios e se manter ativo se tornou uma batalha rotineira. Empresas que estão dispostas a irem além do básico, otimizando os processos internos e externos possuem uma vantagem estratégica. O material de hoje propõe algumas dicas de como melhorar a gestão de empresas prestadoras de serviços.
Iniciamos com a elaboração de um cronograma de atividades diárias, uma organização de rotina com metas a serem cumpridas. Iniciar pelas mais urgentes e encerrar com as de menor urgência, lembrando que um cronograma diário deve ser cumprido, por isso tem que se medir a quantidade de serviços que são possíveis de se realizar durante um dia de trabalho.
Possuir um sistema de verificação que aponte e emita alertas sobre o que está sendo feito no prazo, o que está para vencer e o que está atrasado na ordem do dia. Assim, é possível reorganizar agendas e evitar que os clientes fiquem descontentes a ponto de desfazerem contratos. É um complemento da criação do cronograma, afinal, não basta criá-lo, é preciso que seja feito um acompanhamento rigoroso.
Na área financeira, a integração dos pagamentos aos prazos dos contratos é uma ótima pedida para não se perder nas cobranças. Com os periódicos, que têm data fixa, é mais fácil, pois podem ser pré-agendados. Para aqueles que dependem de entregas de serviço, basta fazer envios automáticos de informações para o financeiro sempre que ocorrer atualizações. Dessa forma, os boletos são entregues aos clientes nas datas corretas e a prestadora de serviços garante os recebimentos em dia.
Outra dica importante é realizar uma análise periódica dos clientes. Através das informações cadastradas no CRM é possível analisar o tipo de serviços que já fizeram, os valores gastos, a periodicidade, entre outros. Com isso em mãos, é possível organizar uma agenda para lembrar de atividades ou oferecer promoções.
Um fator primordial é acompanhar de perto a produtividade da equipe. Como o tempo em que o funcionário está fazendo o seu trabalho, desde o momento que recebe a tarefa até quando registra a finalização, entre outros fatores. Desta forma é possível analisar detalhadamente a produtividade da equipe e observar se há algum gargalo.
Numa prestadora de serviços o controle rigoroso da qualidade é fundamental. Nos referimos ao serviço que foi prestado, no suporte e também no feedback. Como muitos modelos de negócios, a grande propaganda dos serviços é o famoso boca a boca. Por isso é de grande relevância cuidar da satisfação dos clientes.
E para finalizar, indicamos a utilizar a tecnologia como aliada na gestão. O ideal é contar com o suporte tecnológico adequado, como o software ERP da Insoft.
Os nossos recursos oferecem soluções na gestão de empresas de serviços, otimizando o tempo, melhorando resultados e o relacionamento com os clientes. Entre em contato com a gente que te explicamos melhor.