Como escolher o melhor ERP para sua empresa?
Encontrar o melhor ERP e fazer a implementação ideal da solução não são tarefas fáceis, mas se bem feitos geram muitos benefícios.
A melhor resposta para essa questão é aquele ERP que melhora continuamente a competitividade de sua empresa.
Muitas empresas escolhem o ERP avaliando especialmente as funções que ele executa. Este é um dos maiores erros, seria com escolher um elevador porque ele sobe e desce, isto todos fazem. O mais importante é avaliar se o ERP agrega competitividade a sua empresa, se ele é seguro, automático, fácil de usar e com bom custo x benefício (e melhor ainda se ele agregar diferenciais exclusivos).
A seguir listamos alguns pontos que envolvem diferentes aspectos para escolher o melhor ERP para o seu negócio:
- Segurança
Avalie se o fornecedor é uma empresa sólida com tradição e experiência de mais de 20 anos;
Tem boa reputação;
Tem bons profissionais, com boa retenção e um bom ambiente para se trabalhar;
É confiável, tem bons depoimentos de clientes;
- Automático
O melhor ERP deve ter muito mais que boas funcionalidades, deve ter um amplo conjunto de recursos completos. Além disso, sua implementação deve alinhar os processos da empresa, gerando produtividade com muita automação e validação dos processos, o que exige uma boa parametrização do sistema.
Se a implementação for simples ou transferir para o usuário a responsabilidade para fazer as parametrizações ou customizações corretas, isto provavelmente não funcionará! Qualquer má definição ou falha em um processo acaba se multiplicando em problemas por toda empresa. Não tente fazer sozinho, muitas implementações e customizações tem problemas mesmo com um fornecedor experiente.
- Facilidade de uso
O ERP deve ser completo, mas não complexo - se for difícil ou demorado de usar, entra em ação a lei do mais fácil, e os usuários buscam alternativas. Lembre-se: a tecnologia tem grande valor apenas se for usada. Apesar de óbvio, é muito comum empresas investirem em sistemas e usarem planilhas ou controles manuais.
Avalie se o fornecedor exige muita equipe interna de suporte, este é um sinal de que o sistema não é fácil.
- Custo x Benefício
O ERP mais econômico não é mais barato, é o que automatiza mais os processos, reduz o trabalho manual, evita erros e gera melhores informações. É um grande erro avaliar o custo do ERP pelo valor da mensalidade ou da implementação. A maioria dos ERPs faz as funções básicas de uma empresa - isso não é um diferencial. O que importa é a redução de custos e o ganho de eficácia operacional que ele gera para a empresa. Avalie como é a garantia de atualização tecnológica, muitos ERPs precisam ser reescritos para suportar novas linguagens e tecnologias. Ao reescrever, não agrega novos recursos e ainda exige do cliente nova implementação. Procure um ERP que use uma tecnologia moderna e/ou que não demande reimplementação e grandes custos para as versões futuras.