Centro de Custos
Para manter os negócios em um bom ritmo de crescimento e as estratégias sempre em dia, é importante ter conhecimento sobre ferramentas e técnicas que otimizem processos.
Dentre uma extensa gama de ferramentas que podem ser adotadas por uma empresa, está o centro de custos. Esta técnica pode ser aplicada em qualquer modelo e tamanho de empresa, já que é utilizada para reunir informações segmentadas por setores e/ou projetos em todos os detalhes. Quer saber mais sobre essa importante ferramenta de gestão financeira? Continue a leitura!
- O que é centro de custos?
Basicamente é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. Ou seja, cada centro de custos possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.
Manter o controle financeiro de uma empresa dividido em centro de custos possibilita melhores análises pontuais e aprofunda o conhecimento sobre todas as partes do negócio. Tal fato otimiza o processo de tomadas de decisão e o agrupamento de receitas e despesas por departamento.
- Por que centro de custos é importante para a gestão financeira?
Realizar um bom planejamento por centro de custos pode proporcionar saúde financeira mais sustentável para o negócio. Com maior controle sobre os setores e sobre tudo o que está sendo desempenhado em cada um deles, torna-se mais prático e assertivo elaborar planejamentos específicos para cada área da organização.
Tudo isso pode colaborar ativamente para a lucratividade da empresa em geral, uma vez que todas as áreas têm conhecimento de suas metas e objetivos, e do quão relevante é o seu papel dentro de um todo. Além disso, cada setor pode ganhar mais autonomia, facilitando a distribuição dos investimentos, garantindo um controle de gastos mais eficiente.
Ou seja, ações que podem causar impactos positivos numa instituição, já que as decisões passam a ser tomadas de acordo com o resultado parcial de cada departamento, assim como as estratégias e planos de ação podem ser estruturados de acordo com uma base de dados sólida e coerente de cada setor.
Centro de custos x Centro de resultados
A ideia de centro de resultados é próxima com a de centro de custos, há uma pequena diferença: na estrutura de centro de custos os gestores de cada área devem se responsabilizar pela apresentação de todos os desembolsos feitos pelo departamento, ou seja, com o que a área está gastando.
Já por outro lado, com a estrutura de centro de resultados, os gestores se responsabilizam também por todo o retorno financeiro de sua área, ou seja, quanto o seu departamento está gerando de lucro e resultados financeiros para a empresa.
Basicamente, o centro de resultados é uma evolução do centro de custos, já que as empresas, hoje em dia, estão muito mais preocupadas em buscar melhores resultados para os negócios de forma mais estratégica, e essa nova oferta de valor é garantida pelo centro de resultados.
Quais são os tipos de centro de custos?
Pois bem, eles podem ser divididos em dois tipos:
- Centros de custos produtivos
Também chamados de centros de custos diretos, são os departamentos que impactam diretamente na geração de lucro de uma empresa. Por exemplo, as áreas de vendas e marketing podem ser consideradas produtivas, já que participam ativamente do processo de entrada de recursos na empresa.
- Centros de custo não produtivos
Os também chamados centros de custos indiretos ou administrativos, são aqueles que não possuem relação direta com a geração de lucro da empresa. Geralmente, são as áreas voltadas ao administrativo e financeiro e geram apenas despesas, por isso, seus resultados quase sempre são negativos, mas isso é bem normal.
Mesmo não dando lucro, são setores essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio, então é importante dividir as suas despesas entre os outros centros de custos.
Depois de conhecer os tipos e exemplos de centro de custos, já é possível colocar em prática um plano de ação e começar a usar essa ferramenta para controlar os custos e despesas. Antes de qualquer coisa, é necessário definir quais são os centros de custo diretos e administrativos da empresa. Dentre eles, defina, por exemplo, quais são os seus principais centros de custos diretos, dividindo-os por tipo de produto ou por suas atividades.
Para os centros de custos administrativos, geralmente os próprios departamentos da empresa já são automaticamente considerados como um centro de custos, por exemplo: administrativo, financeiro, jurídico, entre outros.
Algumas das vantagens de realizar gestão por centro de custo:
- Otimização do processo produtivo.
- Responsabilidade compartilhada.
- Melhoria na análise de resultados.
- Metas alcançadas com mais facilidade
Insoft como seu aliado na gestão financeira.
Defina a melhor estratégia de centro de custos para o seu negócio e conte com o apoio da Insoft para isso. Hoje sabemos que é praticamente inviável gerir uma empresa sem o auxílio da tecnologia. E nós, temos a ferramenta ideal para te auxiliar no seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!