Características de empresas com SGE
Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias voltadas para a automatização dos processos de gestão, empresas estão investindo em novas ferramentas de melhoria de performance. No topo dessas ferramentas, estão os softwares de gestão, participando ativamente das ações que estruturam e organizam o dia a dia, movimentando assim metas e objetivos.
No entanto, se pensarmos nas características das empresas que utilizam esse tipo de solução, quais são os padrões que encontramos? Será que a sua empresa ou seu negócio já possui alguma dessas características? E ainda, quais delas seriam interessantes desenvolver para dar esse passo rumo a uma gestão mais eficiente e que dê mais resultados? É com o objetivo de responder a essas questões que destacamos algumas características de empresas que utilizam softwares de gestão, como:
1. Valorização do tempo e dos processos
Uma das principais dores das empresas que buscam softwares de gestão financeira é sanar a perda de tempo com erros e a desorganização de processos. Se a empresa atua no segmento varejista, por exemplo, essa perda de tempo com as operações financeiras (emissão de documentos, balanço de contas, conferência de fluxos, lançamentos e faturas) pode significar uma perda de vendas. Afinal, se o processo de venda está complexo, significa que o ritmo não está otimizado para uma venda satisfatória e ágil para o cliente.
2. Noção clara da diferença entre gasto x investimento
Para que uma empresa decida investir em um software de gestão, a noção entre gasto e investimento já está bem amadurecida entre as lideranças do negócio. Isso porque, para gestores que acreditam que qualquer tipo de ferramenta representa um gasto, essa noção ainda não está bem desenvolvida, e o resultado acaba sendo a perda de oportunidades de melhoria e de aumento da performance.
Assim, ao otimizar os processos do dia a dia, reduzir o risco de erros de operações manuais (como o lançamento de contas a pagar e receber, o fechamento do caixa, entre outras), a empresa realiza não um gasto, mas um investimento ao adquirir um software eficaz que conte com um módulo específico de gestão financeira.
3. Trilhando caminhos para a maturidade na gestão
Uma outra característica perceptível em empresas que investem em um software é uma certa caminhada já trilhada ou uma atenção já dispensada à gestão. Nesse sentido, geralmente são empresas que já estão em busca de metodologias, práticas, consultorias, ou outras estratégias que trabalhem para a melhoria da performance na gestão. No entanto, isso não significa que empresas recém estruturadas não possam implementar um sistema de gestão. Bem pelo contrário, se ao início de sua jornada já identificarem a importância de automatizar os processos, dar mais celeridade às operações, esse início tende a ser muito menos sofrido e mais rentável.
4. Valorização do trabalho dos colaboradores
À primeira vista, a implementação de um software de gestão pode estar ligada à redução de erros nas operações e a otimização do tempo para que a empresa possa vender mais. Mas essa ação também está ligada à valorização do trabalho dos colaboradores, pois, na medida em que desburocratizamos os processos ligados à área financeira (entre outros setores) da empresa, também valorizamos o tempo dos colaboradores que podem usá-lo efetivamente para pensar soluções fora da caixa, e elevar a qualidade do seu trabalho no cotidiano.
5. Criando metas e objetivos com os pés no chão
Mais importante do que estruturar diversos planos para o crescimento da sua empresa, é fazer isso tendo em vista a real situação que ela se encontra. Assim, em nossa experiência no atendimento a diversas empresas do mercado, aquelas que investem em softwares de gestão estão interessadas em criar objetivos com raízes sólidas, estruturando o futuro por meio do trabalho do presente. Assim, essas empresas entendem que para atender mais clientes e aumentar o faturamento, é preciso antes estruturar a operação de forma madura e atenta, para que esse atendimento supere as expectativas. Por isso, diferente de empresas que decidem estabelecer metas ousadas, mas não investem na melhoria dos processos que efetivamente a fazem chegar lá, os negócios que investem nessa solução criam metas com os pés no chão, sem deixar a ousadia de lado.
6. Estruturação e solidificação da marca
Por fim, mas não menos importante, o investimento em softwares de gestão também está relacionado a uma postura de solidificação da marca. Já é consenso entre as equipes comerciais que um cliente não compra com uma empresa apenas pelo preço ou as condições que ela oferece. Nesta equação, também estamos falando sobre o modo como a marca constrói sua imagem, os valores que comunica, as causas que apoia e ainda, o seu modo de se relacionar com as pessoas e com seu público. Por isso, ao investir em um software de gestão, a empresa também está comunicando para seu público que investe na melhoria contínua, se afirmando como autoridade no segmento que atua.
Se a sua empresa também busca um investimento para aumentar sua performance de vendas e garantir uma gestão mais eficiente, conheça nossa solução! Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda mais sobre o SGE da Insoft.