Apontamento de produção

O apontamento de produção é um dos processos fundamentais para se possuir uma boa gestão de produção, pois os dados que o apontamento gera são transformados em informações para diversos outros processos da cadeia produtiva de seu negócio. Então, se o seu sistema de gestão não realiza apontamento de produção, a sua gestão não é eficaz.

O apontamento se resume no conjunto de dados exatos sobre todas as etapas do processo produtivo. Porém, para que estas informações sejam coletadas com eficiência, é necessário se trabalhar com um software de gestão adequado e também, contar com um líder que o administre com eficiência.

Todos os processos que compõem a produção numa empresa precisam ser monitorados, para que haja controle total do fluxo operacional. Para ter o conhecimento do que foi realizado, do tempo necessário e em quais quantidades, é preciso realizar a coleta de informações com eficácia, seja durante ou no término das operações diárias.

Com o apontamento, é possível observar dados importantes sobre a produtividade da organização, tais como: quantas paradas de máquina e quais foram os motivos no mês, verificar a produção individual de que cada funcionário, analisar o total de unidades produzidas pela equipe e a eficiência de produção. Além disso, facilita o gerenciamento de estoque, pois ao possuir integração dos setores, automaticamente é feito a baixa de estoque de componentes e matéria-prima, sendo assim, as informações do estoque são sempre atualizadas em tempo real, evitando qualquer tipo de erro no planejamento de novas compras para a produção. Outro recurso muito importante é a análise com exatidão da gestão de custos, torna-se mais confiável e assertiva, pois é realizada com base nos materiais já consumidos e operações apontadas em cada ordem de fabricação. A rastreabilidade, que ao abrir uma ordem de fabricação, reserva os lotes de materiais para essa ordem específica até que ela seja apontada e finalizada. Desta forma é possível saber exatamente quais materiais foram utilizados para a produção de cada item. E caso não haja apontamento, a rastreabilidade do produto se perde podendo prejudicar seriamente todo o processo da empresa.