(CAC) Custo de aquisição de clientes

Sabemos como pode ser difícil conseguir um bom número de clientes sem interferir no financeiro de um negócio. Dois dos motivos são: a falta de planejamento e o alto custo de aquisição de novos clientes. Mas como reduzir esse valor de prospecção?

Primeiro, em resumo, o CAC é o valor que uma empresa investe para cada cliente que fecha negócio. O cálculo é bem simples: custos de venda + custos de marketing / total de clientes adquiridos.

Um CAC menor significa atrair mais clientes sem aumentar as despesas da empresa, otimizando os investimentos.

Listamos a seguir, algumas dicas que auxiliam a diminuir o custo de aquisição de clientes.

Primeiro, a ideia de priorizar os clientes antigos e fiéis não é novidade, mas é cada vez mais enfatizada no mundo das vendas. Ao manter um cliente fidelizado por mais tempo, você aumenta o retorno financeiro em relação ao seu custo de aquisição. Tecnicamente, não é uma redução do CAC, mas sim um aumento no resultado positivo que esse investimento produz. Mas ainda é uma forma simples e eficaz de garantir maior rentabilidade no médio e longo prazo da empresa.

Obviamente a automação do relacionamento com o cliente e vendas não poderia ficar de fora. Uma boa parte das despesas envolvidas no custo de aquisição de clientes vem das visitas, contato telefônico, ações de relacionamento, entre outros. Neste caminho, se perde informações importantes, há retrabalho e quando não alinhado corretamente, desorganização. Então o CRM facilita toda a etapa de relacionamento com os clientes em potencial, sendo possível verificar em que momento a negociação está, informações importantes sobre o cliente, entre outros aspectos primordiais. O CRM é um grande aliado do setor comercial de uma empresa, além de apresentar todos os dados de maneira organizada, possibilita a gestão a entender onde estão os gargalos, realizar ações de comunicação mais assertivas, além de claro, otimizar todo o processo de vendas.

Possuir um planejamento com objetivos e metas estabelecidos também é essencial. Um dos primeiros passos para otimizar o custo de aquisição de clientes, tornando-o mais previsível e fácil de administrar.

E também, não poderia faltar o marketing em si. Sabemos que existem várias técnicas de marketing que podem ser aplicadas para captar mais clientes, porém há algumas que contribuem mais para a otimização do seu CAC. O marketing de conteúdo é um bom exemplo. Conteúdo é uma forma simples de manter o engajamento do público sem aumentar custos de produção. O resultado vai de um crescimento considerável na rentabilidade da empresa até o tempo de vida dos clientes em relação ao negócio.

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