Varejo 4.0

O varejo 4.0 está diretamente relacionado à tecnologia. Caracterizado por uma revolução (tecnológica, informacional, científica), o comércio adquiriu maior proporção e por isso, muitos gestores têm buscado formas de se atualizar para compreender melhor os procedimentos e acompanhar inovações.

No entanto, alguns gestores ainda têm dificuldades de adaptação ao novo, por isso hoje vamos escrever mais sobre o varejo 4.0, seus benefícios e como ele pode ser aplicado!

 

Como a tecnologia revoluciona o varejo?

Principalmente após a segunda década dos anos 2000, a tecnologia transformou as relações comerciais de maneira intensa. A forma de realizar as vendas mudou, já que o consumidor também mudou de perfil.

Outro detalhe, a Receita passou a exigir a automação de determinados setores, principalmente aqueles responsáveis pela emissão de nota fiscal. O universo digital tem um papel fundamental para que as vendas ocorram.

O comércio que não está online já não é visto e, por consequência não costuma se sustentar por muito tempo. Isso acontece, pois tanto o processo de marketing quanto o processo de vendas começam pelas pesquisas na internet. Há uma multiplicidade de canais acessíveis para a maior parte da população, que são vitais para que o setor de vendas continue trazendo bons resultados.

A tecnologia está na produção, no controle de estoque, nas vendas e no feedback do cliente. É um caminho que só percorremos com segurança se as ferramentas certas estiverem sendo usadas a nosso favor, garantindo melhor gestão e controle da empresa.

Nesse contexto, os sistemas de automação podem reduzir o trabalho operacional e dessa forma, aumentar lucro, produtividade e, um dos fatores mais importantes, manter o comércio organizado e regularizado quanto às exigências do fisco.

Portanto, é preciso atualizar-se quanto às exigências do mercado. Quando um negócio possui um bom software de gestão, automaticamente ele tem mais segurança nas informações e controle do estoque, na precificação, na geração de arquivos fiscais, no controle de contas e em outras áreas importantes da gestão.

 

O que é varejo 4.0?

Como vimos, o varejo 4.0 está relacionado à tecnologia, avanços e ferramentas as quais são usadas para potencializar e agilizar o trabalho de produção, gestão e vendas. O objetivo é conciliar vendas, internet e o mundo real, para que assim, as vendas, o controle de estoque, a organização, a gestão e o relacionamento com o cliente estejam conectados.

De tal forma que se estabeleça um diferencial competitivo, pois a tecnologia agilizará processos administrativos e operacionais. Além disso, acesso a relatórios com informações e dados concretos, assertivos e em tempo real.

A seguir, entenda como funciona o varejo 4.0 na prática e quais são as suas propostas.

 

1. A valorização do cliente é prioridade!

O cliente é o foco de todo comércio. Sem cliente não há resultado, não há lucro, nem o varejo existirá. E como o perfil do consumidor atual é exigente, pesquisador e informativo, é importante considerar que não podemos lidar com ele da mesma maneira que lidávamos 15 anos atrás. Sendo assim, conhecer seu cliente é fundamental para saber quais são seus interesses e trabalhar com essas informações.

Em primeiro lugar, os consumidores atuais não buscam apenas um produto, eles querem experiência, querem aprender, usufruir, compartilhar, curtir e recomendar. É assim que a tecnologia e a experiência real do consumidor criam vínculos e, quando positivas, intensificam a reputação do varejo e o faz mais reconhecido.

 

2. Gerar impactos em várias áreas.

Para os empreendedores e gestores há diversas possibilidades de gerar impactos positivos nos clientes.

O primeiro impacto acontece no atendimento: o cliente quer receber boas informações, de modo rápido e completo e, nesse caso, por que não as ter em casa? É nesse contexto que o e-commerce atua. É muito importante que as empresas tenham uma representação nas mídias existentes, no mundo virtual.

Otimize o e-commerce (claro, se o segmento e estilo do negócio permitir). Atue nas redes sociais, nos e-mails e fortaleça seu movimento de marketing. Mantenha-se sempre por dentro das tendências tecnológicas e realize adaptações quando necessárias! Informe-se, pesquise e considere.

 

O varejo 4.0 veio para facilitar as vendas, aumentar o público e construir possibilidades. A automação permite maior segurança e agilidade. Quando você conta com o SGE da Insoft no varejo, você simplifica todos os processos ao mesmo tempo que possui o controle total de todos os setores. Entre em contato com a gente e saiba mais!