Segredos de um bom vendedor

São muitas as características que fazem um vendedor se destacar e conseguir gerar resultados ao negócio a que está ligado. Conheça algumas das mais importantes a seguir!

 

- Procure estudar e se qualificar sempre

Na era digital em que vivemos, as informações estão muito mais acessíveis, colocando na palma de nossas mãos a resposta para praticamente todas as dúvidas do mundo. Hoje é possível fazer graduações pela internet, assistir videoaulas, participar de chats ao vivo com grandes especialistas, ler gratuitamente e-books com conteúdos riquíssimos e, claro, fechar negócios on-line! Esqueça de uma vez por todas a ideia pra lá de equivocada de que você já sabe de tudo o que precisa saber para exercer bem sua função! Lembre-se de que o mundo é dinâmico e muda da noite para o dia, exigindo atualizações constantes.

 

- Esteja preparado ao iniciar uma venda

Exatamente porque a informação está muito mais acessível hoje em dia, as pessoas estão sempre muito bem informadas. Por isso, é cada vez mais importante pesquisar sobre seus clientes antes de iniciar qualquer tentativa de venda, preparando-se principalmente para responder adequadamente às indagações sobre seu produto ou serviço. Não se esqueça de que se você titubeia, acaba passando uma imagem de desinformado, o que não é nada bom para os negócios. Conquiste a confiança de seus clientes!

 

- Saiba ler e entender seus clientes

Independentemente de quem seja o cliente, um vendedor exemplar saberá lê-lo simplesmente ao escutar atentamente suas falas e entender o que ele realmente busca com aquela investida. Nessa leitura, a identificação de alguns sinais que o cliente inconscientemente emite ajuda bastante. Esses sinais vêm especialmente em forma de linguagem corporal, com um sorriso, uma postura tranquila e o corpo inclinado para frente dando indícios positivos, enquanto distração, com o olhar vagando para os lados, os braços cruzados e até uma certa agitação sem propósito aparecendo como pontos negativos. Aí entra a expertise do vendedor, que obviamente tem como objetivo não só ler os tais sinais, mas entender a necessidade do cliente por trás deles, fazendo-o acreditar no seu produto como a solução para seus problemas.

 

- Aprenda com os próprios erros

Em alguns momentos certamente surgirão situações claras de que o negócio não será fechado. Nessas horas, entenda o que está acontecendo e busque meios para ultrapassar essa objeção, não desistindo caso ache que ainda há maneiras de alcançar a concretização. O importante é não ter medo de buscar esse fechamento. Contudo, se as possibilidades se esgotarem de vez, não abaixe a cabeça, descobrindo exatamente o que o fez perder a venda e seguindo em frente para a próxima negociação com a certeza de ter corrigido os erros que identificou.

 

- Controle bem as vendas e os ganhos

De nada adianta colocar todas as dicas anteriores em prática, tornando-se um expert em vendas se, no fim, não houver organização e controle do que está efetivamente entrando e saindo do negócio. Um bom controle financeiro é mais que necessário para avaliar se seu trabalho está realmente resultando em lucratividade, que, no fim das contas, é o objetivo de todo negócio. Por isso, tenha rigor na gestão, aproveitando para utilizar a tecnologia a seu favor, contando com uma ferramenta completa de auxílio à gestão, nesse caso um bom software ERP (da Insoft, óbvio).

 

O que se quer mostrar aqui é que o vendedor deve manter intactas algumas premissas consagradas, como a competitividade, a empatia e o bom relacionamento. Deve, também, ser persuasivo e nunca ir para um fechamento sem uma estratégia de negociação pronta, de modo a estar preparado para desarmar todas as objeções do cliente na hora da verdade.

O que deve orientar o vendedor é o seu papel de consultor e executivo.

Da venda mais simples a mais sofisticada é preciso que o profissional seja capaz de entregar valor, fazer o cliente sonhar, desejar, mas é preciso, também, ter a consciência de que a melhor venda é a entrega da oferta correta ao cliente exato, porque a satisfação faz parte do processo de venda. Cliente bem atendido e satisfeito volta, mesmo que seja para pagar mais caro que no concorrente.

O vendedor precisa ter noção desse papel, da importância que tem o seu trabalho dentro da organização. Precisa trabalhar com os olhos voltados para as suas metas individuais, sim, mas precisa estar atento ao fato de que faz parte de um sistema. Em outras palavras, deve conhecer a empresa, viver seus desafios, e ter como seus os objetivos organizacionais.