RH x Transformação Digital

A transformação digital no RH teve um impacto positivo, tanto na própria área quanto no restante da empresa. Isso porque o processo de adotar novas tecnologias muda a forma de todos trabalharem. Por um lado, automatiza os processos facilitando a rotina do setor, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Por outro lado, proporciona que os profissionais de recursos humanos atuem de maneira mais estratégica.

 

Confira 4 pontos positivos da transformação digital no RH:

 

1. Automatização do setor

É uma das formas mais simples de visualizar a transformação digital acontecendo no RH. Com ela é possível melhorar processos que seriam repetitivos ou muito manuais. A administração de documentos, de dados e até mesmo de comunicações podem ser feitas de maneira tecnológica, diminuindo custos de retrabalho e proporcionando maior organização. Possuir um software com o modulo RH é uma ação importante, capaz de economiza energia dos colaboradores do setor e otimizar o tempo dos profissionais, liberando espaço na agenda para ações estratégicas que visam melhorar o desenvolvimento dos demais colaboradores e o bem-estar geral da empresa.

 

2. Adoção de ferramentas tecnológicas e inovadoras

A transformação digital no RH pode ser traduzida como uma grande inovação no setor. Isso se torna evidente por meio da implementação de produtos e de serviços que procuram aproveitar cada vez mais, as habilidades que existem em cada instituição.

Um bom exemplo disso é o Bussiness Intelligence. Sendo uma tecnologia recente, sua adoção ainda é um pouco tímida, mas já está entregando resultados satisfatórios para quem aposta nele. É possível ter por meio dele, informações e relatórios que apresentam uma visão sistêmica do negócio, o que auxilia na tomada das decisões mais estratégicas.

Investir em inovações como essa, permite que o negócio saia na frente e tenha a oportunidade de ser mais eficiente no que faz.

 

3. Aumento dos índices da produtividade

Como sabemos, nem todo o tempo que passamos em nossos postos de trabalho são usados efetivamente trabalhando. Uma pesquisa feita pela Workfront, uma empresa de softwares dos Estados Unidos, diz que apenas 44% deste tempo é produtivo. No entanto, essa é uma situação que pode ser revertida, ou pelo menos amenizada, usando a tecnologia.

Pensando que ela será aplicada no setor de RH fica ainda mais fácil, pois os processos dessa área acabam sendo mais repetitivos, o que minimiza os esforços de adaptação. Isso não significa que os profissionais não precisam estar atualizados em relação às novas tecnologias. É fundamental que eles estejam por dentro dessas ferramentas, principalmente para poderem encontrar formas de otimizar a rotina de trabalho cada vez mais.

 

4. Aprimoramento do processo de integração

Com a transformação digital no RH e a automatização de várias tarefas burocráticas repetitivas e que tomavam um tempo enorme dos profissionais, houve o aprimoramento de atividades que antes eram possíveis somente em grandes empresas, que tinham uma super equipe de RH. Uma delas é a integração de novos colaboradores.

Hoje esse processo de recepcionar o novo funcionário, apresentar a empresa a ele, fazer uma imersão na cultura, explicar como tudo funciona antes de ele sentar em sua mesa, assumir a função para a qual foi contratado, é praticamente uma regra. E podemos dizer que o processo de integração é uma ação bastante estratégica, facilitando inclusive a retenção de talentos.

 

- A ferramenta ideal para a transformação digital no RH.

Destacamos anteriormente pontos positivos que a tecnologia proporciona, mas isso só vai acontecer se ela for bem escolhida. Por isso, é importante pesquisar e selecionar as melhores ferramentas disponíveis no mercado para implementar uma transformação digital eficiente no RH da sua empresa. A nossa dica é contar com o ERP da Insoft. Com isso você pode ter certeza de que estará no caminho certo!