Retenção de Clientes
Atrair novos clientes é mais caro que manter o relacionamento com quem já faz parte da base. Quem já conhece a sua marca, e teve boas experiências, tende a retornar. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas sobre o que é possível fazer para manter esse relacionamento.
- Analise a sua base de clientes
Você já analisou a base de clientes da sua empresa para entender quem é o seu público, em que segmento eles atuam, quais as suas principais características? Para garantir a retenção de clientes, classifique os mesmos de acordo com informações de mercado, histórico de pagamento, possibilidade de novos negócios, periodicidade, etc. Entenda as dores de cada perfil. Avalie o que eles precisam nesse momento e no futuro próximo. Identifique prioridades e atue de acordo com cada contexto. Se sua empresa contar com um sistema de gestão, fica bem mais fácil fazer essa análise com base em números concretos.
- Entenda as dores
Após o mapeamento, compare as necessidades dos seus clientes com aquilo que sua empresa pode oferecer. Por muitas vezes, acabamos vendendo apenas o que nos pedem. Mas que tal oferecer algo que ele também precisa, mas ainda não sabe – pois não conhece. As soluções não devem ser as mesmas para todos os clientes, é necessário um conhecimento maior sobre cada um e suas necessidades, e após isso, entender se existe algum outro tipo de produto/serviço em especial que possa ser ofertado “a mais” do que o cliente já consome.
- Retenção de clientes pelo atendimento
Lembre-se que sua forma de ajudar os clientes vai além de medidas financeiras. Claro que todos gostam de ofertas e soluções extras no fechamento de algum novo negócio. Em contrapartida, num mundo tão corrido como o de hoje, acaba se tornando raridade um atendimento cordial e amigável. Certamente isso é um grande diferencial e que cada vez mais ganha destaque entre os fatores decisivos na tomada de decisões.
- Relacionamento
Em um cenário cada vez mais automatizado, temos que utilizar com muita inteligência as ferramentas disponíveis. É praticamente impossível gerir uma empresa sem o auxílio de um SGE intuitivo e adequado para a organização (disso a Insoft entende muito bem e pode te ajudar). Otimizar processos rotineiros, inclusive fazer o uso de um bom CRM para se relacionar com os clientes, entender em que etapa cada pessoa está e que tipo de atenção precisam, é fundamental. Já passamos do tempo de anotações em papéis, planilhas, desorganização e falta de gestão do tempo. Relacionamento é o braço direito da empresa que deseja possuir uma boa retenção de clientes, e sem um processo organizado é bem difícil atingir bons resultados. Por isso conte com a Insoft, conheça o nosso SGE! Sabemos que podemos te auxiliar!