Quais as vantagens de melhorar o relacionamento com o cliente devedor?

Sim, o cliente devedor costuma dar um baita trabalho para qualquer empresário.

E tudo que você pensa é em se livrar dele e resolver o quanto antes essa inadimplência, certo?

Mas será que é possível criar com esse consumidor um relacionamento diferenciado, assim como fazemos com os pagantes?

Existe a chance de tirar alguma vantagem dessa situação?

É isso que você vai saber no artigo de hoje!

Fique por aqui e entenda exatamente o que fazer com aquele cliente devedor que tem literalmente tirado o seu sono.

Vale a pena negociar com o cliente devedor?

Sim, vale a pena gastar energia com o cliente devedor, pode acreditar.

Sabe por quê?

Se você não der uma atenção a ele, além de ter ainda mais prejuízos, nunca vai receber por essas vendas.

Mas isso não deve ser feito de qualquer maneira.

Existe uma estratégia bastante eficaz para esse tipo de cobrança: a negociação assertiva!

Considere que na maioria dos casos, não se trata de má fé, mas sim de imprevistos financeiros.

Levando em conta esse ponto, pode ser interessante que você mantenha o consumidor no seu sistema de clientes.

Mas para isso, a sua abordagem deve ser um tanto quanto cautelosa.

Lembre-se de que esse cuidado fará com que ele tenha confiança na sua empresa.

Portanto, quando as coisas melhorarem, certamente é ela que irá procurar.

Quer saber o que fazer?

Escute o cliente e entenda a situação.

Isso vai desarmá-lo e ajudar a estabelecer um diálogo.

Depois, procure negociar uma entrada ou até aumentar o prazo de pagamento.

É melhor receber tardiamente do que não receber, certo?

Fora que você ainda vai minimizar as dores de cabeça muito presentes quando se aciona a justiça.

Vantagens da negociação

Empatia e cordialidade são essenciais durante a negociação.

Por mais incrível que pareça, a sua empresa tem muito a ganhar com esse tipo de atitude.

Veja a seguir!

1 – Cobrança estratégica

Pense no seguinte: o seu cliente certamente está bastante desconfortável com essa situação, talvez muito mais do que você.

A cobrança, portanto, deve envolver o entendimento do contexto, o cuidado e o diálogo.

Além de aumentar as chances de receber, você ainda evita gastos com tabelionatos e cartórios ao protestar a dívida.

2 – Fidelização

Sim, o cliente está passando por um momento difícil, é fato.

O que não significa que as coisas não vão melhorar.

E quando isso acontecer, pode ter certeza de que ele se lembrará da sua presteza e cordialidade durante o período conturbado que passou.

Portanto, a atenção diferenciada com relação à dívida do consumidor é um ponto positivo na hora de fidelizá-lo!

3 – Nada de ações na justiça

As ações de protesto costumam ser bastante demoradas e isso trará muito estresse, pode ter certeza.

Para piorar, essa situação eventualmente acarreta outro problema: um processo por dano moral.

Sim, o cliente pode se sentir constrangido e lesado.

No final das contas, quem vai sair bastante prejudicada é a sua própria empresa.

Não que o protesto não deva acontecer, mas certamente você precisa tentar todas as alternativas antes de partir para essa.

Veja quantas vantagens uma boa negociação com o cliente devedor pode trazer.

O importante é que você olhe essa situação difícil como uma oportunidade não só de conseguir receber o seu pagamento como também de fidelizar esse consumidor!