Novos negócios de sucesso

- Panorama geral de empreender no Brasil

 

No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, o Brasil chegou a 20 milhões de CNPJs ativos, sendo que desses cerca de 90% são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Isso prova que empreender na crise é possível. As empresas se dividem entre serviços (46%) e comércio (35%), com forte aumento do empreendedorismo online (e-commerce) durante os meses de isolamento, onde muitas pessoas ficaram desempregadas e encontraram no varejo virtual uma oportunidade de continuar trabalhando e empreender.

 

- É difícil empreender no Brasil?

Com a democratização do empreendedorismo, ficou mais fácil empreender no Brasil. Com a redução de burocracia e menores custos para se abrir um negócio, o tempo médio para se abrir uma empresa caiu de 5 anos para 5 dias.

 

Os desafios de empreender no Brasil: Com tantos brasileiros empreendedores, acaba tendo mais concorrência para os negócios.

 

As vantagens de empreender no Brasil: O e-commerce veio pra facilitar bastante o acesso a produtos de grandes centros para qualquer lugar do Brasil, com agilidade. O brasileiro também é um povo que consome bastante, seja no comércio físico ou online.

 

O que é necessário para começar a empreender?

Para começar uma jornada empreendedora é preciso ter em mente qual o tipo de negócio que gostaria de trabalhar, estudar o nicho de mercado e se informar sobre os concorrentes. Após isso, basta colocar o passo a passo no papel:

 

1. Escreva qual o negócio e qual o público que ele atingirá;

2. Delimite qual o nicho de mercado para se inserir no momento adequado;

3. Formalize o seu CNPJ;

4. Escolha os canais de venda ou atuação se for prestar serviços;

5. Trace metas e estratégias;

6. Crie relacionamento com o cliente e invista em marketing para que o negócio comece já impactando os clientes;

7. Mantenha o foco e seja persistente: empreender não é uma tarefa fácil.

8. Tenha um software como aliado para organizar as informações e gerir a empresa da melhor forma possível.

9. Conte com a Insoft para alavancar o seu negócio!