Metodologia Ágil

Se tempo é dinheiro, como disse Benjamin Franklin, é indispensável adotar alternativas que tornem as atividades de uma empresa mais eficazes, para que seja possível ter maior vantagem competitiva e mais produtividade no atendimento às demandas. Nesse sentido, as metodologias ágeis funcionam como uma solução para o negócio.

São opções atualizadas dos métodos tradicionais de gestão, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento de serviços e produtos. Enquanto os tradicionais incluem processos mais longos e com objetivos definidos, as metodologias ágeis simplificam a execução dos processos, para aumentar a flexibilidade e a identificação de falhas.

Por isso, hoje apresentamos uma lista com as 4 principais metodologias. Confira!

 

1. Kanban

É uma metodologia ágil das mais populares, principalmente por possibilitar que os negócios sejam organizados de forma visual. Isso facilita a visualização do fluxo de trabalho, dos responsáveis por cada etapa, do tempo necessário para execução, etc. Tudo isso aumenta o controle e o gerenciamento das demandas empresariais. Para tanto, são utilizados check-lists por meio de cartões coloridos, os famosos post-its, que são divididos em quadros com a seguinte classificação:

- to do: referente às demandas que precisam ser feitas;

- doing: atividades que estão em andamento;

- done: tarefas finalizadas, avaliadas e aprovadas pelos envolvidos na demanda.

O método foi criado pela fabricante de automóveis Toyota, na década de 1940, com a intenção de evitar que produtos faltassem e por isso os clientes tivessem que procurar a concorrência para suprir tais necessidades. Assim, o Kanban é focado no controle de estoque de materiais para que haja o equilíbrio, e não faltas, nem excessos.

 

2. Smart

Quando o assunto é a criação de projetos realistas, especialmente os que precisam ser desenvolvidos em curto prazo, o método Smart se mostra a opção ideal. Isso porque ele se baseia na criação de metas com propósito, o que estimula os envolvidos a darem o melhor de si no trabalho e a saberem exatamente o que precisa ser feito.

Por exemplo: melhor do que comunicar que a organização precisa aumentar as vendas, é informar que é necessário crescer em 70%, no período de até quatro meses, por meio de ações promocionais. Essa missão é específica e clara, o que evita ruídos e dúvidas na comunicação interna.

Então, a metodologia Smart trabalha com cinco princípios norteadores:

- S (specific): as metas devem ser específicas, para que não haja interpretações equivocadas;

- M (measurable): metas precisam ser mensuráveis, para que seja possível provar a eficiência das medidas e a empresa continue a estratégia ou reformule para outras;

- A (attainable): as metas devem ser atingíveis, já que a consciência de que a missão não será cumprida desmotiva a equipe a caminhar rumo ao cumprimento delas;

- R (relevant): as metas precisam fazer diferença e impactar o resultado final de um negócio, para que a equipe se empenhe na conquista do que foi proposto;

- T (time-related): mostra a necessidade de definir um prazo limite para a concretização da meta. Sem isso, dificilmente a empresa consegue ter o foco e empenho necessários.

 

3. Lean

Quando os projetos são reduzidos e mais objetivos, como em pequenos e médios negócios, a metodologia Lean se mostra como uma alternativa eficaz. Isso porque foca a identificação e redução de desperdícios, para que as tarefas sejam realizadas de modo menos complexo, o que otimiza a produtividade e o compartilhamento de informações.

Afinal de contas, a existência de falhas, em maior ou menor proporção, pode comprometer todo o projeto. Não à toa, o Lean surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, em que erros poderiam resultar em mortes, diante da escassez de matérias-primas disponíveis.

Sendo assim, o Lean consiste em três passos para validar ideias e hipóteses. São eles:

- Construir;

- Medir;

- Aprender.

Ao adotar esses princípios, além de reduzir custos e simplificar os processos, é possível trazer mais vantagem para a cultura organizacional, já que cria uma filosofia de evolução no negócio a partir do trabalho bem executado de cada um. Além disso, contribui para um maior diferencial competitivo.

 

4. Scrum

Uma das metodologias ágeis mais populares, principalmente, para o desenvolvimento de projetos de curto prazo, já que eleva a praticidade e a eficiência das atividades. Atualmente a maior parte dos projetos ágeis adotam esse sistema, mesmo que ele tenha sido desenvolvido ainda nos anos 90.

As principais vantagens que explicam o sucesso do Scrum estão relacionadas à elevação da produtividade que o método alcança por organizar os processos. Isso ajuda a identificar gargalos e eliminá-los, além de aumentar a transparência das informações nos processos, oferecer feedbacks contínuos, alta capacidade de adaptabilidade de acordo com as necessidades e muito mais.

Para isso, é necessário eleger um representante do cliente na equipe, que é responsável por listar prioridades para garantir a adequada entrega de resultados, a partir da criação de ciclos para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final de cada uma delas, existe a revisão do produto para validação. Dessa maneira, fica mais fácil criar soluções inovadoras e eficazes.

 

Como percebemos, as metodologias ágeis possuem muitos benefícios. A melhor escolha deve levar em consideração a cultura organizacional e o projeto a ser desenvolvido, além dos requisitos, tecnologia disponível para utilização, expertise da equipe, etc.

Entre todas as formas aqui mencionadas, para que tudo aconteça dentro dos conformes, é imprescindível contar com um software de gestão empresarial. Afinal de contas, organizar um negócio e fazer com que os setores possuam o desempenho ideal, é praticamente impossível sem o auxílio desta ferramenta. Então já sabe! Entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas.