Invasão digital, o que fazer?

Este material é dedicado àquela velha história do: nunca vai acontecer com a gente. Mas e se acontecer? Você sabe como agir caso sua empresa sofra uma invasão digital?

Ambientes corporativos são locais muito visados pelos hackers criminosos. Portanto, para aumentar a segurança, as empresas necessitam de alguns cuidados, tais como: instruir os colaboradores em práticas seguras de uso dos dispositivos, preparar as estruturas de redes locais para autodefesa, investir recursos para a estrutura digital funcionar nas versões mais recentes. A troca regular de senhas, procurando sempre evitar datas de aniversários ou nomes de familiares, dar preferência para senhas fortes, deve ser uma prática rotineira. E também, não utilizar de programas não licenciados.

Em relação à segurança virtual de um negócio, é necessário identificar a solução ideal para cada organização em particular. No entanto, mesmo com os maiores cuidados, acidentes podem acontecer, pois as empresas lidam com dados distribuídos e com diversos colaboradores que estão passíveis a erros que podem vir a resultar em invasões. Sendo assim, listamos algumas dicas de como proceder caso a sua empresa sofra uma invasão digital.

É muito importante não tentar encobrir uma invasão. Os ataques de hackers criminosos podem resultar em grandes perdas financeiras e de reputação. Para evitar maiores problemas, deve-se ser sempre honesto e divulgar o ocorrido o mais rápido possível para os usuários e autoridades do negócio. Em alguns casos, os invasores solicitam quantia em valores. Indicamos que este resgate não seja pago na tentativa de esconder violações, pois encobrir uma violação pode ser pior do que a violação em si, no sentido de confiança com os clientes.

Sempre possuir backup, desta maneira a organização consegue recuperar grande parte dos dados e arquivos armazenados nas máquinas.

Dependendo do nível da invasão e do segmento da empresa, após o ataque, pode ser necessário que se tenha que entrar em contato com os clientes. Deve-se lidar com o incidente com a maior clareza possível.

Além de investir na segurança, também é preciso realizar manutenções regulares para atualizar o sistema de segurança. Entre elas estão, algumas medidas extras para armazenamento de dados; investimento em políticas, procedimentos e treinamentos dos colaboradores para o caso de uma invasão ocorrer; possuir um plano de incidentes para entrar em ação assim que uma invasão ocorra e iniciativas de prevenção.

Possuir um planejamento de como reagir a uma violação é o ideal para as organizações, entendendo que o número de ataques virtuais estão crescendo anualmente no Brasil. Utilizar de atividades de recuperação, não deixar de comunicar, de forma efetiva, os responsáveis e, se necessário, os clientes mais afetados.

A Insoft possui diversos recursos para auxiliar a evitar esses tipos de ocorrências. A melhor defesa é a prevenção! Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar.