Indústria Sustentável

O conceito de indústria sustentável está relacionado ao impacto que uma atividade econômica terá no meio ambiente e na sociedade. De certo modo, essa preocupação sempre aconteceu, mas em uma escala menor.

Até alguns anos atrás era comum que vizinhos de fábricas reclamassem da poluição que ela gerava, como o barulho alto ou o cheiro forte na atmosfera.

Esse tipo de queixa estimulou as empresas a buscarem novas formas de trabalhar e reestruturar seus processos para se tornarem mais sustentáveis. Além de obrigar o poder público a criar regras para estipular níveis toleráveis de poluição para as cidades.

Agora, uma nova escala de análise desses problemas se apresenta. Acordos internacionais, como o de Paris, estabelecem às empresas dos países signatários, como é o caso do Brasil, novas obrigações ambientais.

Por um lado, isso pode assustar empresários, que entendem que essas mudanças levam tempo e geram custos elevados e podem prejudicar a competitividade das empresas brasileiras. Porém, essas mudanças também abrem oportunidades para a indústria se aprimorar, ganhar novos mercados e, inclusive, ajudar na superação de desafios ambientais.

 

Por que garantir a sustentabilidade na indústria é importante?

Partindo dos interesses da própria indústria, a sustentabilidade garante o acesso a recursos naturais, além de contribuir para que as empresas consigam ser mais eficientes, o que reduz o custo de produção.

Aliás, podemos definir que uma marca que se encaixa na categoria de “indústria sustentável” é uma empresa eficiente.

 

- Conexão com o consumidor

Inúmeros levantamentos e pesquisas mostram que os consumidores querem, sempre que possível, comprar produtos de marcas sustentáveis. Um levantamento da McKinsey mostra que os produtos sustentáveis são um motor de crescimento em muitas áreas e devem se manter assim nos próximos anos.

 

- Aumento da produtividade

Uma indústria sustentável é aquela que mantém um rigoroso padrão de qualidade na gestão dos recursos que usa, como água, matéria-prima e energia. Portanto, o desperdício é um inimigo da sustentabilidade. Logo, investir em tecnologias que ajudem a monitorar o consumo desses recursos, como um sistema ERP para indústria, pode ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e sustentáveis, além de melhorar os resultados financeiros.

 

- Novos mercados

A indústria brasileira é a mais forte da América Latina. Contudo, nem sempre nossas empresas conseguem ganhar mercado dentro do continente, desperdiçando o potencial de consumo dos países vizinhos.

Tornar-se uma indústria sustentável ajuda as marcas brasileiras a se destacarem em relação às concorrentes de outros continentes, como a Europa e a Ásia.

Além disso, essas empresas tendem a ser recebidas com mais entusiasmo pelas comunidades locais e por governos, o que contribui para a construção de fábricas em outros países.

 

- Acesso a crédito

Já existem linhas de investimento focadas em mercados que tenham compromisso com a sustentabilidade. Ao que tudo indica, esse critério fará parte das exigências dos bancos na hora de aprovar empréstimos empresariais em um futuro não muito distante, dada a urgência do tema.

 

Como ter uma indústria sustentável hoje?

Se tornar uma indústria sustentável não pode ser um objetivo de longo prazo. Os impactos ambientais estão cada dia mais visíveis e o planeta dá sinais claros, como as mudanças de clima, por exemplo. As empresas precisam fazer a sua parte para minimizar esses problemas.

 

Abaixo, veja algumas dicas simples que podem ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável:

 

1. Identifique os impactos ambientais dos processos

A empresa precisa compreender como seus processos funcionam para mapeá-lo adequadamente. Depois, deve-se avaliar o impacto ambiental gerado em cada um deles para descobrir formas de mitigá-los.

Investimentos em troca de maquinário, treinamento de profissionais ou automação de processos podem ser feitos para reduzir esses impactos.

 

2. Monitore os recursos e as atividades

Depois que a empresa fizer alterações que a tornem mais sustentável, ela deverá garantir que suas atividades atendam um nível de impacto ambiental aceitável. Novamente, o uso de um sistema ERP para indústria se faz necessário.

Essa tecnologia garante que a gestão e o uso de matéria-prima, energia e outros itens seja feito da forma adequada. Os dados gerados pelo sistema podem ser usados em relatórios que mostrem ao público e aos investidores o compromisso da marca com as questões ambientais.

 

3. Treine seus profissionais

O departamento de Recursos Humanos será importantíssimo na hora de planejar treinamentos que ajudem os colaboradores a entenderem a importância de seguirem as diretrizes de trabalho.

A sustentabilidade também será responsabilidade deles. Fica muito mais fácil para as pessoas se comprometerem com a qualidade do seu trabalho quando entenderem o porquê do que fazem.

 

Se tornar uma indústria sustentável pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento e sobrevivência de muitas empresas brasileiras. Para isso, será preciso contar com um sistema ERP, um dos maiores aliados durante essa transformação.