Gestão da equipe de vendas com eficiência

A gestão da equipe de vendas é fundamental para o sucesso da empresa. Não podemos nos esquecer que eles representam a marca e são "a cara" da organização ao qual integram. Possuir vendedores alinhados e engajados com os objetivos da empresa, é garantir resultados satisfatórios. Hoje, aquele modelo de gestor que só cobra, reclama da equipe, não funciona mais. Falamos de boa liderança, caminhar junto com o time. Acompanhar os vendedores, motivando-os e dando liberdade para que eles façam da melhor maneira possível, o que deve ser feito. Vamos citar algumas dicas que com certeza, quando colocadas em prática, vão melhorar os resultados de sua equipe de vendas.

 

1. Dê voz ao seu time!

Uma vez por semana, reúna-se com o seu pessoal e desenvolvam um bate papo. Falem sobre metas, desafios, conquistas, valorize cada comentário e mostre o quanto eles são importantes para a empresa.

 

2. Acompanhe.

Uma equipe de sucesso precisa de um acompanhamento. Não nos referimos a cobranças, claro que elas também fazem parte do processo, mas eles precisam saber que quando necessitam de algum auxílio, podem contar com o gestor, o seu líder, alguém que transmita segurança para eles e incentive-os a buscar os caminhos que os levam ao sucesso.

 

3. Conheça o perfil de seu público.

Quando você segmenta o perfil de seus clientes, você consegue organizar estrategicamente a sua equipe de vendas. De forma que, determinado vendedor, com perfil específico, converse melhor com as características do cliente. Permitindo então, uma abordagem personalizada ao direcionar os seus profissionais conforme suas habilidades.

 

4. Comemorem as vendas!

Seja uma venda grande ou pequena, quando concretizada, toda a venda deve ser comemorada. Um grande incentivo e motivação ao profissional que se esforçou. Essa atitude demonstra que o líder sabe valorizar os vendedores que trabalham em conjunto da empresa e dão o seu melhor.

 

5. Realize feedbacks.

Essencial! Não é somente com os clientes que temos que realizar esta tarefa, com a equipe também! O líder deve possuir este costume, tanto para as conquistas quanto para as derrotas. Nos casos de sucesso, o retorno é essencial, como colocado anteriormente, reforçando a motivação e para os que não conseguiram e possuem dificuldades, a conversa é fundamental para melhorias de performance e habilidades.

 

6. Utilize a tecnologia!

Necessidade que cada dia está mais forte. Para um bom desempenho nas vendas é necessário contar com o auxílio da tecnologia. Através de um bom software, o vendedor consegue realizar pedidos, conferir estoque, tudo em tempo real e com integração dos setores nas informações.

Através do sistema, os gestores também acompanham a rotina da equipe, monitoram as metas, entre outras possibilidades. O SGE da Insoft é um grande aliado aos bons resultados de vendas e performance de equipe.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!