Expansão de Mercado

Se você tem consciência de que o crescimento do seu negócio é viável, é hora de pensar no melhor modelo a seguirO mercado já sinalizou que tem demanda para o seu produto ou serviço e você considera que tem a estrutura adequada para expandir? Chegou a hora de avançar na ideia de ampliar sua atuação. Mas, resta ainda uma dúvida: que modelo de crescimento escolher?Há muitas formas de expandir um negócio, mas você precisa ter profundo conhecimento da sua empresa para escolher a estratégia certa, que vai possibilitar o crescimento desejado.

Vamos destacar alguns modelos praticados por empreendedores que buscam crescimento de alto impacto, bem como suas vantagens e desvantagens.

O primeiro modelo é: abrir outra unidade própria. Essa costuma ser a primeira ideia que surge quando se trata de expandir. No entanto, é uma possibilidade que precisa ser analisada com muito cuidado. Se você está considerando dar esse passo, precisa conhecer as dicas da consultora norte-americana Frances McGuchin, especialista em pequenos negócios. Elas podem ser encontradas no site Entrepreneur:

Certifique-se de que você esteja obtendo um lucro consistente, e de que os negócios tenham crescido de forma estável nos últimos anos.Olhe para as tendências, tanto econômicas quanto de consumo, para encontrar indicadores de que sua companhia terá fôlego para crescer.Prepare um plano de negócios integral para a nova unidade.Escolha a localidade com base no que é melhor para os negócios, e não para a sua carteira.

Lucratividade em dobro, trabalho também

Já que toda a receita gerada por uma unidade própria vai para o caixa da sua empresa, esse modelo de expansão costuma ser bastante lucrativo. É também uma forma segura de manter o controle de sua expansão, uma vez que você estará no comando de todas as novas operações. Mas considere que o trabalho vai crescer na mesma medida, e a imagem da sua marca estará em jogo se você perder a essência que deu origem à empresa.

Duas palavrinhas cruciais: custo fixo

A questão do financiamento também deve estar no centro do seu radar.

Ainda que traga muitas vantagens, abrir e administrar outra unidade gera um aumento expressivo dos custos fixos. Por isso, é fundamental ter certeza de que este é o caminho certo e existe interesse do público-alvo. Também é preciso avaliar o prazo de retorno do investimento e a capacidade de cumprir os compromissos financeiros até lá.

Fonte: Sebrae