Estratégia de Vendas

A estratégia de marketing para vendas utilizada para construção de marcas, geração de vendas, aumento de receitas, entre outros. Sendo basicamente um conjunto de processos que envolve pesquisa e qualificação de clientes, e até mesmo o gerenciamento e controle de vendas.

Para iniciar essa estratégia de vendas é preciso fazer a junção de todos os processos que vão integrar essa etapa. Ou seja, tudo o que se vai realizar para fechar os negócios e fazer com que os clientes adquiram os produtos/serviços ofertados.

Muito importante: uma boa estratégia de vendas contém ações e tendências de consumo do público-alvo, além de indicadores para possíveis otimizações.

- Como iniciar uma estratégia de vendas?

 

Primeiramente é preciso definir bem a persona. Ao escolher qual nicho se vai atuar, fica muito mais fácil dominar e entender mais sobre quem e para quem se irá ofertar os serviços/produtos.

Após isso, é preciso estudar muito bem os concorrentes e realizar uma profunda pesquisa para entender como eles vendem, o que os torna diferentes dos demais e quais são as principais dores dos seus consumidores.

Deve-se ter objetivos e metas definidos, seja através de algo palpável, como a compra de um material, ou algo como estar entre as 5 melhores empresas de sua região.

A definição desses pontos faz com que a instituição tenha propósitos. Além disso, outros pontos são necessários, como:

- Definir como será a geração de leads do comercial;

- Como será a precificação do produto/serviço;

- Criação de um funil de vendas que esteja sempre alinhado com a estratégia;

- Definição de um processo bem definido e focado no cliente;

- Definição de quais serão os indicadores de desempenho em vendas.

 

Automatize todas as tarefas!

 

Para qualquer empresa que está se propondo a crescer, este é um passo fundamental! Seja ela pequena, média ou grande. Isso porque, algumas tarefas são extremamente importantes e repetitivas, o que demanda muito tempo para serem finalizadas quando são feitas manualmente. 

Uma ótima opção para otimizar o tempo e melhorar a produtividade é automatizar as tarefas contando com um CRM para vendas. Dessa forma é possível ter o controle de contatos estabelecidos, novos cadastros e andamento das negociações, tudo em um único lugar.

O CRM é um grande aliado de uma empresa, um dos recursos da tecnologia extremamente necessário para melhorar as estratégias de vendas.  

Por fim, após passar por todos os processos, é ideal seguir o funil de vendas e fidelizar os clientes da empresa, que com certeza geram o famoso “marketing boca a boca”, e por sinal, ainda é muito relevante.