Estratégia de Vendas

Como vender mais e garantir a satisfação dos clientes? Ao utilizar as técnicas de vendas adequadas e contar com um CRM é possível melhorar a gestão de vendas e aumentar a lucratividade da empresa. Para isso, é importante estabelecer rotinas de atendimento aos clientes e realizar ações que contribuam na divulgação dos produtos/serviços da empresa.

Estabelecer uma rotina de ações e acompanhar o time de vendas é essencial para atingir metas e obter bons resultados. Por isso, escrevemos um pouco mais sobre algumas estratégias que acreditamos serem fundamentais. Primeiro, citamos o marketing digital. Hoje, a tecnologia, quando bem utilizada, contribui com o crescimento dos negócios e o marketing digital possibilita a divulgação de uma empresa. No Brasil, milhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, o que faz desses meios excelentes ferramentas de vendas.

A organização pode criar blog posts com conteúdo atraente para os potenciais consumidores e divulgá-los nas redes sociais. Também podem ser realizadas postagens patrocinadas nas mídias, ao segmentar o público, é possível atrair interessados no negócio à página da empresa. Essas estratégias auxiliam na obtenção de leads, mas também se ressalta a importância de manter um relacionamento com os interessados, seja pelo chat das redes, por meio do envio de e-mail marketing, etc. Em conjunto, essas estratégias auxiliam para que o potencial cliente chegue mais preparado para a etapa de compra, o que facilita muito o trabalho do time de vendas. Lembrando que cada empresa é única, de tal forma as estratégias de marketing digital também devem ser personalizadas.

Além de utilizar o marketing digital para atrair e reter clientes, é fundamental que o time de vendas esteja preparado para esclarecer as dúvidas e convencer os consumidores. Por isso, é muito importante que o gestor invista em cursos de capacitação e treinamentos sobre os principais produtos que a organização oferece.

Afinal, a equipe precisa estar alinhada na linguagem utilizada e deve conhecer as principais técnicas de vendas que funcionam: conhecimento aprofundado sobre o produto/serviço; apresentação dos benefícios que ele oferece ao consumidor; identificação do valor do produto para o negócio do cliente; capacidade de ouvir as objeções do consumidor e saber contorná-las com educação e clareza; paciência e transparência durante a negociação; gestão das informações do cliente para um relacionamento efetivo, entre outros. Gerenciar o time de vendas e todos os seus compromissos pode ser muito difícil quando não se utiliza das ferramentas adequadas. Manter planilhas em excel para analisar os dados e agendas de papel para marcar compromissos não são mais estratégias eficientes, pois dificultam muito a gestão de vendas entre outros detalhes. Como saber o resultado de uma visita ao cliente se esses dados não estão disponíveis para o gestor? Como avaliar se as viagens de um vendedor trazem resultados expressivos ou se só geram gastos para a empresa?

É impossível monitorar todos os dados quando se possui uma grande equipe de vendas e muitas metas a cumprir.

Por isso, utilizar a solução correta é fundamental para conseguir acompanhar os resultados das visitas aos clientes, organizar a agenda do time de vendas e identificar todos os dados. Essa integração das informações permite a gestão simples e eficiente da equipe e o acompanhamento das metas. O recurso CRM evita que as informações dos clientes e da equipe fiquem desatualizadas. Assim que o vendedor faz uma visita ao potencial consumidor, ele pode inserir os dados na ferramenta para acompanhar o ciclo da venda. Além de dar mais agilidade ao controle de informações, essa característica também assegura a proteção dos dados da empresa.

Através do CRM a equipe consegue acompanhar o estágio do funil de vendas em que o consumidor se encontra e assim, utilizar a estratégia correta para chegar ao momento de fechar negócio. Complementando, uma solução inteligente ainda auxilia na realização de pesquisas de satisfação para você conhecer melhor o perfil do cliente.

Os resultados são facilmente mensurados e, claro, todos os dados armazenados vão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.

O CRM também auxilia a fazer a gestão de custos, permitindo a visualização de quais atividades são mais onerosas para a empresa. Ainda é possível gerenciar os contratos e inserir notificações para que o vendedor não se esqueça de fazer a renovação dos mesmos antes do vencimento, entre outros recursos. Como pode-se perceber, é simples realizar a gestão de vendas e aumentar a lucratividade da organização quando se utiliza de estratégias de marketing e abordagens eficientes aos clientes. Quando complementa-se o trabalho ao utilizar um software CRM, as oportunidades de fechar negócios só tendem a crescer!

O CRM da Insoft vai lhe auxiliar nisso! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.