Economia 2019: O que esperar do mercado para pequenas empresas?

Economia 2019 é o assunto do momento, em especial quando pensamos nos pequenos empresários, que estão ansiosos para saber se vale ou não a pena fazer algum investimento.

Bom, de forma geral, segundo alguns especialistas, parece que o cenário é bastante positivo, pelo menos em comparação com 2018.

É claro que não existe uma conta exata e uma comprovação científica para garantir isso, mas ainda assim é possível termos uma boa previsão considerando o novo contexto do país após as eleições.

Nesse artigo, você vai entender melhor sobre essas perspectivas para a economia 2019, além de conhecer algumas oportunidades de negócios bem interessantes.

Aproveite a leitura!

Economia 2019

Vamos falar de economia 2019?

Parece que o mercado financeiro está otimista com a possibilidade de crescimento.

Bom, é claro que 2018 foi um ano de muitas adversidades, como corrupção, eleições, incertezas e descrença dos investidores.

Mas existe sim uma luz no fim do túnel.

Isso porque as possibilidades de crescimento em 2019 têm proporcionado maior segurança para os consumidores adquirirem serviços e produtos e também para os investidores enxergarem oportunidades de negócios.

O Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as previsões de mais de 100 analistas pelo Banco Central, divulgou no último dia 14 de janeiro a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,57%.

Esse número indica mais dinheiro circulando, maior poder de compra e negócios mais lucrativos.

Já a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável pelo cálculo da inflação, é de 4,03%, segundo a mesma fonte.

Esse percentual está abaixo do centro da meta definido pelo banco, que é de 4,25%.

Existe, porém, uma previsão do aumento da taxa básica de juros (Selic) de 6,50% para 8%.

Isto significa que será mais caro conseguir crédito para a sua empresa.

E com o dólar em alta, aqueles empresários que precisam de insumos importados terão um trabalho maior para conseguir preços competitivos.

Já com relação a 2020, de acordo com o Boletim Focus, a estimativa dos especialistas é que a economia cresça 2,5% e a inflação fique em 4%, e para 2021 o crescimento do PIB deve ser de 2,5% com uma inflação de 3,75%.

Em quais negócios apostar em 2019?

Confira a seguir algumas dicas de negócios que podem ótimas opções para 2019 considerando o cenário descrito no tópico anterior.

1 - Tecnologia

Sim, o mercado de tecnologia continua crescendo.

E não é para menos, afinal, cada vez mais as pessoas precisam de alternativas que facilitem as suas vidas.

É possível apostar em soluções inteligentes, como a criação de aplicativos, ou até na implantação de uma startup, empresa enxuta de inovação tecnológica que ganha em escala.

Alguns modelos de negócio são bastante em conta e costumam proporcionar um ótimo retorno financeiro.

2 - Economia Compartilhada

A mudança comportamental do empreendedorismo consciente e coletivo tem feito a alegria de muitos empresários, afinal, os clientes estão cada vez mais criteriosos e em busca de um consumo mais sustentável.

Escritórios, estadias e transportes compartilhados são algumas opções.

3 - Franquia

De acordo com o Sebrae, o mercado de franquias deve crescer cerca de 20% em 2019.

E não é para menos!

Considere que fatores como marca e modelo confiáveis, solidez e público fiel proporcionam maior segurança a qualquer empresário.

Hoje em dia existem, inclusive, investimentos que cabem em qualquer bolso.

Saber sobre economia 2019 é realmente essencial para os pequenos empresários.

E parece que o mercado está bastante otimista.

Quem sabe esse é o ano de você finalmente montar ou investir no seu negócio!